Política

Grande desafio continua a ser a expansão da Internet no país

Engrácia Francisco

Jornalista

O director-geral do INFOSI, André Pedro, afirmou, quinta-feira, que o grande desafio continua a ser a expansão da Internet em todo o país. “Isso requer cada vez mais investimento, quer do sector público quer do privado”, destacou.

23/02/2024  Última atualização 08H34
Director-geral do INFOSI, André Pedro © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

De acordo com André Pedro, tudo tem sido feito para o sucesso dos objectivos traçados, pois a iniciativa ‘We Connect’, há sensivelmente dois meses, instalou dez pontos de acesso à internet livre em Malanje.

O responsável disse, também, que a Internet Technologies Angola (ITA) se associou à iniciativa e os pontos, hoje, presentes nas províncias da Lunda-Sul e Lunda-Norte serão dados de forma social pelo operador. "Estamos a fazer um bom caminho e este fórum só vai reforçar a união entre os sectores público e o privado”, declarou.

O director-geral do INFOSI avançou que o Uíge vai acolher, em Maio próximo, o 1º Fórum Provincial. "Começamos agora com este 1º Fórum. A orientação é para que se realizem outros, nas demais províncias, para conseguirmos acolher a melhor informação relativamente à realidade da Internet em Angola”, ressaltou.

Recomendações

No final do 1º Fórum de Governança da Internet, concluiu-se que Angola está a caminhar para a adesão ao Internet Governance Forum (IGF), um organismo das Nações Unidas. Por isso, os participantes reconheceram que o país precisa de acesso a mais cabos internacionais, não só para satisfazer as necessidades nacionais, mas, também, a viabilização das telecomunicações regionais.

O acesso à infra-estrutura de comunicação é um factor de criação universal, com particular impacto nas zonas rurais, onde actualmente é possível disponibilizar serviços com qualidade. Segundo os participantes do evento, o desenvolvimento deste tipo de infra-estruturas é estratégico de médio e longo prazos.

Os prelectores acrescentaram que a importância da educação digital e a responsabilidade na utilização da Internet devem ser vistas como pontos fundamentais nos programas de educação diferenciados aos mais variados níveis dos Sistemas de Educação, desde o Ensino Básico até ao Universitário.

De acordo com os participantes, nos últimos anos, fruto de um investimento público e privado, o país aumentou significativamente o número de utilizadores de Internet, bem como a gama de serviços prestados aos consumidores.

Os intervenientes consideraram necessário iniciarem-se os fóruns provinciais de Governança da Internet em Angola, para a promoção da inclusão digital, a formação, o uso responsável da Internet e identificar desafios concretos de cada região.

No painel de regulação, mencionou-se a necessidade de estudar os fenómenos que acompanham o ambiente digital, contextualizá-los no sentido de desenvolver medidas de organização e regulação do funcionamento, trazendo as boas práticas aceites internacionalmente.

Foi, também, recomendada interacção entre os vários níveis (nacionais, regionais e globais), de forma transversal às temáticas de Governança da Internet, devendo ser incentivadas as trocas de experiências e aprendizagens na adopção de medidas, sem esquecer o contexto específico do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política