Sociedade

Grande parte de abusos sexuais é cometida por parentes

Yara Manuel |

Jornalista

O Instituto Nacional da Criança (INAC) recebeu, na semana finda, 18 denúncias de abuso sexual contra menores, cujos autores são, maioritariamente, parentes das vítimas, informou, ontem, a porta-voz da instituição, Rosalina Domingos.

05/03/2024  Última atualização 11H57
© Fotografia por: DR

"Um caso que chamou a nossa atenção aconteceu na província de Benguela, onde um cidadão, de 37, abusou sexualmente a filha de três anos, com a cumplicidade da esposa, que encobriu o facto para o marido não ser preso”, explicou.

Rosalina Domingos deu a conhecer que, na província do Namibe, há, também, o registo de um caso de abuso sexual, no seio familiar, sendo a denúncia feita sete anos depois do primeiro contacto sexual com a vítima. A menor, de 16 anos, apresentou queixa contra o tio, que a abusava desde os nove anos de idade.

A nível do município de Viana, em Luanda, a porta-voz disse que a polícia deteve um cidadão de 25 anos, sob suspeita de ter violado a prima de seis anos. "A criança está a ser acompanhada por um psicólogo”.A porta-voz aconselha a população no sentido de denunciar os casos de violência doméstica e de violação dos direitos das crianças, através da linha telefónica 15015, cujas chamadas são grátis.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade