Cultura

Grupos carnavalescos começaram a receber a última tranche do subsídio

Maria Hengo

Jornalista

Os grupos carnavalescos de Luanda da classe A, de adultos, começaram a receber, segunda-feira, a última parte da subvenção para a preparação do Carnaval 2024, um subsídio no valor de três milhões de kwanzas.

07/02/2024  Última atualização 09H00
Secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira “Delon” © Fotografia por: DR

A informação foi avançada, segunda-feira, pelo secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), António de Oliveira "Delon”, que, contrariamente ao que disse no domingo, ao Jornal de Angola, informou, ontem,  que os grupos da classe B, de adultos, terão direito a um milhão de kwanzas, enquanto os da classe infantil receberão 500 mil kwanzas.

António Oliveira, que falava durante uma reunião com os responsáveis dos grupos na sede da APROCAL, disse esperar que as quantias consigam mitigar as dificuldades por que passam os grupos.

O responsável aconselhou as agremiações a procurar patrocínios para atender a outras necessidades. Domingos Boloi, secretário do grupo União Amazonas do Prenda, disse que a reunião foi frutífera, por colocar a par os responsáveis das agremiações várias questões importantes inerentes aos preparativos da presente edição do Carnaval de Luanda.

"O que nos faz dançar é o prémio e a alegria pelo Carnaval, por isso é bastante satisfatório quando ficamos a saber o valor do prémio antes do desfile”, afirmou. Domingos Boloi explicou que, ultimamente, o grupo enfrenta muitas dificuldades, mas que está a trabalhar para conseguir contornar a situação.

O responsável sublinhou que muitas pessoas não prestam o devido reconhecimento aos grupos carnavalescos, declarando que merecem ser mais valorizados, sobretudo o União Amazonas do Prenda, por ser um dos que mais público atrai ao Carnaval.

Para este ano, Domingos Boloi afirmou que o grupo que dirige vai homenagear a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP). "Pretendemos fazer uma abordagem sobre o comércio livre nos países da CPLP e o turismo, que é ainda muito pouco falado”, disse o líder carnavalesco, avançando que "vamos aproveitar o Carnaval para expandir melhor todos os países de língua portuguesa, falar sobre a cultura, comércio e turismo”.

Quanto às expectativas para esta edição, o responsável disse que almeja conquistar o primeiro ou o segundo lugar da classe A, levando, igualmente, o prémio na classe infantil, em que o grupo se classificou em segundo lugar na edição passada.

Por sua vez, Monteiro Monta da Rocha, secretário-geral do União 54, explicou que a agremiação tem seguido as recomendações da APROCAL, procurando patrocínios para fazer face à difícil situação que o grupo enfrenta. "Este ano, estamos a falar sobre o meio ambiente, porém, até agora, não recebemos qualquer apoio do Ministério responsável por este segmento tão importante para a manutenção da vida na Terra, mas temos contado com apoios singulares de amigos”, disse.

Monteiro Monta garantiu que se o grupo tivesse outros apoios, teria tudo preparado para brilhar no dia do desfile central na Nova Marginal de Luanda, mas como quem não tem cão caça como gato, o União 54 vai procurar não decepcionar.

O responsável disse que para este ano, o grupo pretende homenagear na classe infantil o cantor Mamborrô, por ser filho do distrito urbano da Maianga, do bairro Prenda, uma distinção que servirá para enaltecer todos os seus feitos como músico, que começou no histórico e memorável programa "Pió Pió” da Rádio Nacional de Angola.

Quanto à apresentação da classe de adultos, avançou, que a agremiação vai abordar a "Preservação do Ambiente”, de modo a instruir e consciencializar as pessoas sobre a importância dos cuidados a ter com o meio ambiente.

Inácio Domingos, presidente do União 17 de Setembro, disse que caso o grupo que lidera seja vencedor, o montante do prémio vai servir para atender às inúmeras dificuldades que a agremiação enfrenta, actualmente, como por exemplo, o pagamento da indumentária, dos alfaiates e outros gastos que o Carnaval acarreta.

Para homenagear a Selecção Nacional de Futebol, Palancas Negras, que representou muito bem o país no Campeonato Africano das Nações (CAN), os Heróis do 4 de Fevereiro, que deram início à Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, o União 17 de Setembro pretende levar à pista da Nova Marginal o tema "A Fama Foi Distante”.

"Pensamos em recordar os nossos heróis, principalmente, Agostinho Neto, que proclamou a Independência Nacional. Apesar das dificuldades do actual contexto local e global, almejamos levar o prémio da classe B”, disse confiante.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura