Cultura

Grupos carnavalescos do Cuanza-Norte satisfeitos com os apoios do Governo local

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

A presente edição do Carnaval na província do Cuanza-Norte conta, com a participação de 29 grupos carnavalescos e três blocos de animação, cujo desfile acontece nos dias 10 (infantil), 11 (classe B) e 13 (classe A), Largo das Escolas, na cidade de Ndalatando.

07/02/2024  Última atualização 09H20
Epifânio Miranda, secretário-geral do Governo Provincial © Fotografia por: Edições Novembro

Na classe A, participam 15 grupos carnavalescos que trabalham nos aprimoramentos finais para convencerem o júri nas avaliações das mais diferentes categorias. Para esta categoria, a Comissão Organizadora do Entrudo, vai contemplar o vencedor com o valor de dois milhões e quinhentos mil kwanzas.

O segundo e terceiro classificados serão agraciados com a quantia de um milhão e seiscentos mil kwanzas e um milhão e quatrocentos mil kwanzas, respectivamente.

De acordo com o chefe de Departamento para Área Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos do Cuanza-Norte, Genilson da Costa, em declarações ao Jornal de Angola, em Ndalatando, os grupos carnavalescos são oriundos dos municípios do Cazengo, Ambaca, Lucala, Golungo Alto, Cambambe e Samba Caju.

Genilson da Costa fez saber que na presente edição, para a classe B de adultos e infantil, vão participar um total de 14 grupos. Deu a conhecer que o Governo da Província do Cuanza-Norte reuniu na semana passada, com os responsáveis dos grupos carnavalescos, onde foram aprimorados os aspectos técnicos ligados com a melhoria e inovações nas coreografias, dança, apresentação das alegorias, peças teatrais e outros aspectos ligados à festa do Carnaval.

Genilson da Costa frisou que o procedimento de avaliação é baseado em cada categoria como a de melhor comandante, canção, alegoria e rainha.  "Estes aspectos são determinantes para quem quiser conquistar o título na edição deste ano”, alertou.

O responsável garantiu que além dos cinco milhões de kwanzas disponibilizados para premiar os três melhores grupos carnavalescos, o Executivo entregou na semana passada, 200 mil kwanzas de subsídios de preparação à classe dos adultos.

Chamou a atenção dos responsáveis de cada grupo, no sentido de cumprirem rigorosamente com os 15 minutos cedidos pela organização, que este ano acontece sob o lema: "A Diversidade Cultural como Factor de Atracção Turística".

O cumprimento do tempo estipulado, alertou, conta para a avaliação de cada grupo. Assegurou que os prémios de melhor comandante, rainha, canção e alegoria estão avaliados em 40 mil kwanzas.

Agremiações enaltecem os apoios

Os responsáveis dos grupos carnavalescos enalteceram, ontem, em Ndalatando, o apoio institucional e financeiro do Governo local que disponibilizou três milhões de kwanzas, para custear as despesas referentes ao Carnaval da edição 2024.

O comandante do grupo União da Maxinde, Francisco da Paixão, considera as verbas como "um alívio para cobrir as despesas do grupo”, visando melhorar a qualidade do Entrudo e mostrar alguma novidade nas indumentárias, instrumentos musicais e alegorias.

O secretário-geral do Governo Provincial do Cuanza-Norte, Epifãnio Miranda, afirmou que os valores monetários para os subsídios dos grupos estão garantidos, para esta presente edição do Carnaval, bem como já foram entregues aos responsáveis dos grupos. Epifãnio Miranda confirmou a disponibilização de cinco milhões e quinhentos mil kwanzas para premiar os três melhores grupos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura