Mundo

Grupos marcham em Madrid contra amnistia de catalães

Cerca de 15.000 pessoas manifestaram-se, sábado, no centro de Madrid contra a lei de amnistia para os separatistas catalães, exigindo a demissão do Primeiro-Ministro, Pedro Sánchez.

10/03/2024  Última atualização 10H09
© Fotografia por: DR

A manifestação, na qual participaram representantes de partidos de direita e de extrema-direita, foi convocada depois de a Comissão de Justiça do Congresso dos Deputados ter dado luz verde à lei da amnistia. No protesto, um grande cartaz mostrava Pedro Sánchez com um bigode semelhante ao de Hitler, com uma mensagem escrita em inglês: "A Espanha já não é uma democracia. Está a começar a tornar-se uma ditadura. SOS Europa", referiu a agência AFP.

"A democracia está mal, Sánchez não tem limites", declarou à AFP uma advogada, Ana Garcia, que condenou a "troca de votos" que Sánchez queria efetuar para se manter no poder. O diploma deverá ser votado muito em breve na Câmara dos Deputados, antes de ser examinado pelo Senado. A lei de amnistia para centenas de independentistas catalães tem sido o tema central da política espanhola desde as eleições legislativas antecipadas de julho, que não conseguiram dar a maioria absoluta a nenhum dos dois principais partidos, os socialistas de Sánchez e o Partido Popular de direita de Alberto Núñez Feijóo, deixando-os à mercê dos partidos regionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo