Cultura

Grupos prontos para o desfile na cidade de Mbanza Kongo

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

A menos de três dias do desfile central, os grupos carnavalescos da província do Zaire aceleram os preparativos para proporcionar momentos de alegria aos foliões e convencer o júri, constatou, ontem, o Jornal de Angola na ronda efectuada nas sedes de dois grupos, em Mbanza Kongo.

08/02/2024  Última atualização 12H30
Falta de patrocínio obriga a um maior exercício dos grupos © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro

Apesar das dificuldades financeiras, o presidente do grupo carnavalesco Jovens Unidos do Bairro Martins Kidito, Noé Ndongala Nvika, avançou que os preparativos decorrem a bom ritmo e tudo está a ser visto ao pormenor para que nada falhe no dia do desfile.

O grupo, disse, é constituído por 197 membros, dos quais 87 são infantis. Noé Ndongala Nvika, embora tenha reconhecido existirem dificuldades financeiras, não coloca isso como justificação para um possível fracasso, muito menos como factor desmotivador para os integrantes dos grupos, que estão a trabalhar afincadamente para garantir uma exibição à altura das expectativas das pessoas, com várias novidades.

Ainda assim, Noé Ndongala Nvika disse que todo o apoio que possa ser dado é muito bem-vindo, apelando ao envolvimento da classe empresarial da província, para tornar melhor esta edição do Carnaval.  "A falta de patrocínio  obriga a um exercício financeiro maior do Executivo, situação que tem contribuído de forma negativa para o atraso nos preparativos dos grupos, que precisam de comprar os materiais necessários para a produção das vestimentas carnavalescas e apresentar-se à altura da importância do Entrudo, a maior manifestação cultural do povo angolano”, frisou.

O Carnaval, alertou Noé Ndongala Nvika, é cultura, festa, canção, dança e euforia, daí o apelo para um maior envolvimento dos empresários locais no patrocínio dos grupos. "Não devemos deixar que o Estado faça tudo, é importante o envolvimento de toda a sociedade, se quisermos fazer toda a diferença com a realização do Carnaval deste ano”, apelou.

O presidente do grupo carnavalesco Bloco Azul, Bernardo Alves Malamba, enalteceu o apoio prestado pelo Governo Provincial do Zaire, tanto financeiro, como institucional, para a preparação dos grupos, o que está a permitir melhorar as indumentárias e outros elementos necessários para o bom desempenho das agremiações e alegria dos foliões.

Bernardo Alves Malamba informou que o grupo é constituído por 165 membros,  infantis e adultos, que este ano vão apresentar, no desfile provincial, a diversidade cultural, com danças, músicas e coreografias que retratam as vivências e os costumes locais. Para o sucesso no desfile provincial, disse, o grupo tem estado desde o mês passado a aprimorar o entrosamento entre as canções e as danças.

O Bloco Azul, disse, participa pela quarta vez consecutiva e está a desenvolver esforços para apresentar novidades na maior manifestação cultural do país, onde todos os integrantes, apesar de uma ou outra dificuldade, estão prontos para a festa e para mostrar a identidade cultural local.

Grupos disputam vagas para o desfile provincial

Os grupos carnavalescos estão a participar, de terça-feira até amanhã, sexta -feira, dos desfiles municipais de apuramento dos dois grupos que se vão exibir no acto provincial, marcado para o dia 13, no Largo Dr. António Agostinho Neto, na cidade de Mbanza Kongo.

As condições para a maior festa cultural dos angolanos estão criadas, como garantiu ao Jornal de Angola Garcia Ramos Moniz, administrador municipal adjunto de Mbanza Kongo para o sector Político, Social e das Comunidades.

Garcia Ramos Moniz garantiu que estão criadas as  condições mínimas para a realização condigna do Entrudo municipal e provincial. Este ano, aconselhou, é  importante os grupos prestarem mais atenção às indumentárias e outros itens, para somarem o maior número de pontos. Salientou que os dois grupos a serem apurados dos desfiles municipais vão representar o município de Mbanza Kongo no acto provincial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura