Cultura

Grupos teatrais Vozes de África e Efetikilo devem abrir o festival

Armindo Canda

Jornalista

Os grupos teatrais Vozes de África e Efetikilo abrem, hoje, às 16h00, na província do Huambo, a jornada nacional, em saudação ao Dia Mundial do Teatro, assinalado hoje.

27/03/2024  Última atualização 10H30
Durante os cinco dias, cerca de 36 grupos participam da jornada nacional no planalto central © Fotografia por: Fotos DR

De acordo com a programação, as actividades vão começar depois do hino nacional e um breve historial  das artes cénicas na província do Huambo. O presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT), Tony Frampénio vai discursar sobre os objectivos, perspectivas e metas da instituição que lidera.

No momento seguinte teremos as homenagens e entrega de certificados a  algumas figuras que se destacaram em prol do crescimento do teatro na província do Huambo. A governadora provincial Lotti Nolika encerrou o dia com um discurso final.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente da AAT, Tony Frampénio espera que o festival possa ser um momento de união e dar início ao processo de descentralização das actividades e tornando-a mais nacional.

Tony Frampénio ressaltou que ao longo dos cinco dias, várias são as actividades a decorrer, com realce para as palestras e oficinas. O presidente avançou, ainda, que participam da jornada 36 grupos teatrais das 18 províncias do país. "Cada província será representada por dois grupos para que juntos celebremos uma data que é muito importante para os fazedores do teatro”.

Espectáculo

Durante as celebrações vários espectáculos teatrais serão exibidos, amanhã, terá cinco sessões, a primeira estará a cargo do grupo de teatro Colectivo de Arte Ataleno da província da Lunda-Norte que vai encenar a peça "O Preço do Fato”, de seguida o grupo Colectivo de Arte Chicapa, da província da Lunda-Sul, com a peça "Apocalipse”, a terceira sessão será com o grupo de teatro Naep do Cuando Cubango, e traz como proposta "A Mulher que Deus Matou”.A quarta e quinta sessão entram em cena a peça "Coisas de Marido e Mulher”, do grupo Ge3Fop-Arte da província do Zaire, e o projecto S.O.S anfitriã apresenta o espectáculo "Parceira Ideal”.

Dia de reflexão para os actores

O Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de Março. Para comemorar a data decorrem neste dia vários espectáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objectivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espectáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962.

A data foi criada com o objectivo de promover, internacionalmente, a arte e os seus diversos géneros. Designada, também, por quinta arte, o teatro, na forma como conhecemos, surgiu na Grécia Antiga, e é até hoje uma das linguagens artísticas mais populares a nível do mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura