Mundo

Guiné acusa Espanha de perseguição política

O Governo da Guiné Equatorial convocou, sexta-feira, o seu embaixador em Madrid, Miguel Edjang, por considerar que existe uma "perseguição da justiça espanhola" contra vários membros do seu Executivo, comunicou o Vice-Presidente na rede social X.

24/03/2024  Última atualização 07H40
Presidente Obiang chamou o embaixador em Madrid © Fotografia por: DR
A convocatória do Governo equato-guineense foi motivada pela decisão da Audiência Nacional, em 23 de Fevereiro, de emitir mandados de captura europeus e internacionais contra Carmelo Ovono Obiang, filho do Presidente da Guiné Equatorial, e dois outros altos funcionários do país.

Estes mandados decorreram no âmbito de um processo sobre a alegada tortura de opositores políticos em 2019 e surgiram na sequência de o Tribunal Superior Nacional ter dado seguimento a um recurso interposto pelo Movimento de Libertação da Guiné Equatorial - Terceira República (MLGE3R), e que as vítimas faziam parte, e por familiares dos lesados.

Além de Carmelo Obiang, filho de Teodoro Obiang e chefe dos serviços de informação no exterior, os mandados, emitidos pelo juiz Francisco de Jorge, visaram, também, o director da Segurança Presidencial, Isaac Nguema, e o ministro de Estado, Nicolás Obama, contra os quais foi movida a acção judicial que deu origem ao processo pelo alegado rapto e tortura de quatro opositores, um dos quais já falecido.

Duas das vítimas têm residência em Espanha (antiga potência colonial), Martin Obiang e Bienvenido Ndong, e outras duas têm nacionalidade espanhola, Feliciano Efa Mangue e Julio Obama Mefuman, tendo este morrido na prisão de Oveng Azem (Mongomo), alegadamente em resultado da tortura. Os factos teriam ocorrido numa viagem dos quatro de Madrid para Juba, capital do Sudão do Sul, onde teriam sido capturados em 15 de Novembro de 2019.

Segundo a denúncia, os quatro foram "transferidos  num avião oficial da Guiné Equatorial, e encarcerados num centro de detenção situado em Oveng Asem, em Mongomo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo