Cultura

Guitarristas partilham histórias no projecto “Mwimbu Plugged”

Armindo Canda

Jornalista

Os guitarristas Teddy Nsingi, Botto Trindade, Isaú Baptista, Mário Gomes e Texas partilham, amanhã, a partir das 19h30, no Palácio de Ferro, em Luanda, histórias de guitarra, na primeira edição do projecto “Mwimbu Plugged”.

28/02/2024  Última atualização 11H55
Guitarristas Teddy Nsingi, Texas, Botto Trindade e Mário Gomes vão animar a primeira edição da iniciativa cultural © Fotografia por: DR

Em declaração, ontem, ao Jornal de Angola, o responsável para Área de Informação do Palácio de Ferro, Tundavala Júnior, disse que o projecto visa dar uma maior visibilidade e valorizar mais os instrumentistas.

Para esta edição, referiu, convidamos cinco guitarristas que apresentarão uma "Simbiose de Guitarras”, ou seja, levarão para o público um diálogo entre este instrumento musical. "Queremos dar oportunidade para os fazedores desta arte poderem mostrar a criatividade que têm ao manejarem a guitarra”,disse.

Tundavala Júnior ressaltou que o projecto não se baseia simplesmente na "Simbiose de Guitarra”, mas na valorização dos instrumentos tradicionais e acústicos. "Na próxima edição teremos os instrumentos de percussão, com realce para o batuque. Mas para abertura do projecto decidimos trazer a simbiose de guitarra”, referiu.

Virtuosos na guitarra

Teddy Nsingi é tido como um virtuoso guitarrista, nascido em Abril de 1954, no município da Maquela do Zombo, província do Uíge. Deu os primeiros passos nesta arte na actual República Democrática do Congo (RDC), aos 16 anos, regressando, posteriormente, para Angola.

O artista,de fino tacto musical, começou a carreira no canto, com 9 anos, no coral da Escola Primária. Participou em vários projectos musicais e actualmente é um guitarrista carismático da Banda Movimento.

José Martins Trindade, pseudónimo de Botto Trindade, nasceu no Cuanza-Sul, mas se notabilizou na província de Benguela, no município do Lobito. É um dos mais solicitados guitarristas nacionais da actualidade.

Começou a carreira em 1972, com o encorajamento dos irmãos mais velhos, Marques e Dinho Trindade. Botto Trindade gravou vários singles no conjunto "Os Bongos” do Lobito, que fez sucesso entre 1972 e 1975, teve igualmente passagem pelos Kiezos (na década de 70), Semba Tropical, Madisesa, Banda Welwitchia.

Texas, nome artístico de Matias Tchianeke Dorgan, natural do Lobito, aos 10 anos começou a tocar guitarra, dois anos depois começa a aventura profissional na Banda KS, da cidade natal, como profissional.

Com 14 anos, apareceu no Cine Karl Marx, num espectáculo transmitido pela Televisão Pública de Angola (TPA) e Rádio Nacional de Angola (RNA), surpreendendo o público ao tocar "Mobali Nangai Azali Etudiant na Poto”, uma música famosa de Francó.

Notabilizou-se na banda de Yuri da Cunha e fez a primeira viagem internacional, tendo trabalhado com o mesmo mais de uma década, abrindo espaço para trabalhar com os principais nomes da música angolana e artistas internacionais.

Isaú Baptista, guitarrista da Banda Maravilha, nasceu no dia 8 de Julho de 1985, em Luanda, e passou a integrar a Banda Maravilha, por mérito próprio, em Janeiro de 2008. Músico aberto a inovações, começou a carreira com os The Power's (2004), uma banda de reggae, como guitarrista solo, e participou no concurso Estrelas ao Palco (2005), ao lado do cantor lírico Emanuel Mendes. Isaú é formado em violão clássico, pelo Instituto de Formação Artística (INFA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura