Cultura

Guitarristas pretendem continuar a partilhar habilidades na viola

Analtino Santos

Jornalista

A passagem de testemunho e uma contínua troca de experiências é a pretensão dos guitarristas, Teddy Nsingui, Botto Trindade, Isáu Baptista, Texas e Mário Gomes, que como quinteto partilharam o palco na primeira edição “Mwimbu Plugged”, com a Simbiose de Guitarras, no Palácio de Ferro.

05/03/2024  Última atualização 08H25
Velha e nova geração de guitarristas dividiram o mesmo palco © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Mário Gomes falou do momento que viveu na noite de quinta-feira. "Tocar com mestres como Teddy e Botto é sempre o concretizar de um sonho e parece que é a primeira vez”. O guitarrista foi o mais novo dos solistas presentes.

Texas também manifestou a emoção de tocar com artistas que o influenciaram e que ao longo da carreira tem executado temas com as malhas dos dois gigantes.

Isaú Baptista é o da geração intermédia e tal como os dois mais novos é produto da Igreja Tocoísta.

Do lado da experiência, Teddy Nsingui e Botto Trindade consideram a iniciativa positiva e reiteraram à vontade em trocar técnicas e habilidades com jovens. "Nós também aprendemos com eles, porque pesquisam muito e trazem novas sonoridades”.

João Vigário, director do Palácio de Ferro, revelou que o projecto "Mwimbu Plugged” é uma iniciativa do Ministro da Cultura e Turismo. Filipe Zau esteve presente no primeiro concerto, que foi denominado "Simbiose de Guitarras”.

"Nós não vamos ficar por aqui, no futuro vamos reunir teclistas e depois outros instrumentistas. Também quero agradecer ao Nino Jazz que aceitou fazer a direcção artística do concerto”, disse Filipe Zau.

As ausências de Carlitos Vieira Dias e Carlos Praia foram comentadas pelo ministro Filipe Zau, o primeiro está doente em Lisboa e o segundo por questões de agenda.

Quanto à ausência de outros guitarristas de referência, João Vigário afirmou que o importante foi começar.

No passado, outras iniciativas de reunião de instrumentistas foram realizadas na III Trienal de Luanda, numa edição do Top dos Mais Queridos e no 1.º Concerto de Música Popular Urbana Angolana Instrumental, realizado a 25 de Janeiro de 2019.

Simbiose de Guitarras

Teddy Nsingui e Botto Trindade usaram a guitarra para dialogar com Isaú Baptista, Texas e Mário Gomes, alternando os solos e ritmos esta foi a comunicação transmitida à plateia.

O tema "Nzagi” ganhou versão instrumental, antes de Botto puxar a "Tapioca” com improvisos dos parceiros.

Com o acompanhamento de Dalu Roger (congas), Omar (bateria) e Luís (baixo) desfilaram com novas harmonias e arranjos "Rufo da Liberdade”, "Canto a Luanda”, "Wachichima”, "Mama Kudilé” e "Choro do Semba”, tema de Texas que foi muito aplaudido.

Como propostas encaixadas na simbiose das guitarras foram "Ku sukula”, "Nostalgia”, "Passeio em Fi” e "Semba para Carlitos”, um dos pontos altos do concerto. "Não poderia haver melhor homenagem prestada ao próprio Carlitos que só não esteve presente por preocupantes razões de saúde”, escreveu o jornalista Reginaldo Silva.

"O Carlitos Vieira Dias já é, neste momento, um dos maiores guitarristas da nossa música popular urbana, com uma trajectória iniciada ainda com o Ngola Ritmos quando teve de substituir o seu pai, o Liceu Vieira Dias, então preso pela PIDE e posteriormente desterrado para o Tarrafal”, reforçou o amigo e apreciador da voz de "Lemba” e "Marçalina”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura