Mundo

Hamas diz que trégua é possível em 24 horas

Um alto funcionário do Hamas disse, este domingo, que poderá ser assinado um acordo para uma trégua na Faixa de Gaza "dentro de 24 48 horas" se Israel aceitar as exigências do movimento islâmico palestiniano, informou, domingo, a AFP.

04/03/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

"Se Israel concordar com as exigências do Hamas, que incluem o regresso dos palestinianos deslocados ao Norte de Gaza e um aumento na ajuda humanitária, isto poderá abrir caminho para um acordo (sobre uma trégua) nas próximas 24 a 48 horas", disse o alto funcionário, citado pela agência France-Press (AFP) sob condição de anonimato.

O movimento palestiniano exige, também, um cessar-fogo permanente e a retirada das tropas israelitas em troca da libertação dos reféns detidos em Gaza.

No sábado, um alto funcionário da Administração norte-americana anunciou que Israel aceitou genericamente um acordo de cessar-fogo em Gaza e de libertação dos reféns, acrescentando que "neste momento, a bola está no campo do Hamas”.

Os israelitas aceitaram um princípio de acordo, que inclui o cessar-fogo de seis semanas em Gaza, bem como a libertação pelo Hamas dos reféns considerados vulneráveis, incluindo doentes, feridos, idosos e mulheres.

Representantes do Hamas, do Qatar e dos Estados Unidos estão, este domingo, no Cairo, para "iniciar uma nova ronda de negociações” com vista a uma trégua na Faixa de Gaza. O objectivo é alcançar um acordo antes do início do Ramadão, na próxima semana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo