Cultura

Hélder Simbad reconhece talento dos jovens escritores

Armindo Canda

Jornalista

O poeta e crítico literário Hélder Simbad considerou-se um autodidacta, durante a última edição do programa televisivo “Margens e Travessias”, emitido e apresentado por Adriano Mixinge, todas às quintas-feiras, às 22h00, na TV Zimbo.

24/02/2024  Última atualização 13H55
Crítico literário foi o último convidado do programa © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Hélder Simbad disse que estudou literatura quando estava a fazer o mestrado, mas o crítico literário que se tornou desenvolveu no âmbito do autodidatismo.

O escritor explicou que começou a gostar de literatura de forma natural, ressaltando, ainda, que no início dos escritos inspirava-se nos escritores João Melo e Rui Augusto.

Em 2006, explicou, foi o ano em que deu um passo firme nas letras ao ter tido contacto com o livro de poemas de autoria de Sapituca, intitulado "Quando sol nascer Comum”.

"O livro não só mudou de forma considerável o olhar que tinha pela literatura, como também, me trouxe outra visão da vida, tendo um posicionamento mais crítico. Na obra, encontro uma poesia que me despertou para a filosofia, e comecei a ver o mundo numa outra dimensão, reconhecendo as assimetrias e as desigualdades sociais”.

A formação, defendeu, é necessária para quem almeja outros níveis no domínio da literatura. Hélder Simbad aconselhou aos amantes da literatura a ler escritores da nova vaga como Dias Neto, Job Sipitali, Ema Nzadi, Cíntia Gonçalves, Bell Neto, Jeremias Sebastião, Sérgio Fernandes, José Mbembe e David Calivala.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura