Cultura

Herança do Entrudo exposta na Feira em Viana

A herança cultural do Entrudo de Luanda, sobretudo o espólio produzido pelos grupos carnavalescos de Viana, estarão patentes, a partir de amanhã, até quarta-feira, na quinta edição da Feira do Carnaval Municipal, que acontece na Rua dos Bombeiros, naquele município.

08/02/2024  Última atualização 13H59
União Njinga Mbande vai participar na Feira do Carnaval © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro
O "tradicional espaço” vai mostrar detalhes das manifestações artísticas, que ajudaram a tornar a "festa popular” dos luandenses uma referência. A iniciativa vai permitir a nova geração ter uma noção mais ampla sobre a "festa do povo”, garantiu o coordenador executivo do Carnaval Municipal de Viana, Melquim dos Santos.

O coordenador executivo assegurou que à semelhança das edições passadas, tudo está a ser feito para que a realização do evento seja um sucesso. Este ano, a feira do Carnaval em Viana terá como vários atractivos, o destaque para as participações dos músicos Mito Gaspar, Pai Diesel, Noite e Dia e Jéssica Pitbull, assim como a animação dos Dj’s Viriato Víctor, Nibox, Paulo Alves e Lutonda.

Melquim dos Santos disse que foram convidados para o desfile os grupos da classe de adultos União Tuabixila, União Geração Sagrada, Njinga Mbande, Unidos do Zango, Juventude do Kapalanga, União Jovens da Cacimba e União Kiela. Para a classe infantil, explicou, o convite foi extensivo aos Viveiro do Njinga Mbande, Admiradores da Kazukuta do Hoje ya Henda e Cassules da Geração Sagrada.

Além das indumentárias e artefactos ligados ao Carnaval, a Feira vai procurar explorar temas relacionados com outras expressões artísticas.

O estado do Carnaval, a valorização das danças e a recuperação dos costumes dos povos, referiu, serão alguns dos temas a serem abordados até quarta-feira, último dia da Feira do Carnaval de Viana, uma iniciativa da Administração local e parceiros.

Melquim dos Santos garantiu estarem criadas as condições para a realização, hoje, dos ensaios finais do Entrudo local. Neste momento, garantiu, os técnicos estão nos acertos finais da montagem dos palcos, bancadas e parque de diversão para as crianças.

Amanhã, afirmou, oito grupos do município de Viana, sendo cinco de adultos e três infantis, farão a sua apresentação, estimando-se a participação de mais de três mil pessoas. Outros três grupos convidados, disse, são provenientes do município de Luanda.

O coordenador  esclareceu que o Carnaval de Viana é participativo, com o propósito somente de incentivar os munícipes a participarem na festa do povo e criar uma interacção entre os grupos e o público. "A Feira e o próprio desfile começam a ganhar outra expressão, o que mostra o impacto positivo que o Carnaval tem na vida dos angolanos, como parte de uma herança cultural comum”.

À semelhança das edições passadas, garantiu, a organização colocou uma tela gigante para permitir que os munícipes de Viana e arredores possam se sentir incluídos.

O município de Viana participa do Entrudo de Luanda, cujos desfiles vão se realizar  entre sábado e segunda-feira, na Nova Marginal, com sete grupos, sendo quatro adultos e três infantis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura