Sociedade

Hospital de Viana é aberto em Abril

Helma Reis

Jornalista

O Hospital Geral de Viana, na província de Luanda, estará concluído e apetrechado até ao final do mês Março do corrente ano, podendo ser inaugurado em Abril.

12/02/2024  Última atualização 08H57
As obras da unidade sanitária estão já em fase de conclusão © Fotografia por: Santos Pedro |Edições Novembro

A garantia foi dada, sábado, à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pelo empreiteiro da obra, no final de uma visita que visou constatar o grau de execução dos trabalhos.   

As obras do Hospital Geral de Viana encontram-se a 98 por cento de  execução física, segundo a ministra da Saúde. "O Hospital Municipal de Viana estará concluído até ao final do mês de Março e em condições para entrar em funcionamento em Abril”.

De acordo com Sílvia Lutucuta, a unidade sanitária vai acolher os serviços do Hospital Américo Boavida, que vai ser reabilitado, tendo em conta que, actualmente, está a funcionar em condições precárias. "Tomamos a decisão de transferir a direcção e os profissionais para a nova unidade sanitária de Viana, para dar resposta às preocupações da população dos municípios mais populosos”.

O Hospital Municipal de Viana, assegurou, vai contar com equipamentos modernos e terá capacidade para internar 300 pacientes, metade dos quais crianças.

Satisfeita com o que viu, a ministra recomendou mais dinâmica para que as obras sejam concluídas dentro dos prazos contratuais.

Sílvia Lutucuta deu a conhecer que decorrem acções para descongestionar o Hospital dos Cajueiros, que também beneficiará de intervenção profunda.

"É possível fazer uma intervenção, paralisando parte da unidade sanitária. O Hospital Municipal de Viana e de Cacuaco podem ajudar a reforçar a assistência à população, enquanto se reabilita o Hospital dos Cajueiros e termine a ampliação do Hospital Américo Boavida”, realçou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade