Regiões

Hospital Provincial do Zaire regista 2.243 partos em 2023

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

O Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, registou 2.243 partos, em 2023, entre os quais 700 por cesariana.

19/02/2024  Última atualização 08H46
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada ao Jornal de Angola  pela chefe da maternidade, Domingas Sebastião Barros, realçando que, no período em referência, 13 parturientes foram a óbito por complicações decorrentes do trabalho de parto e não só, tendo-se registado também casos de hemorragia, ataques convulsivos e abortos provocados.

Segundo a responsável da maternidade, em 2023, a unidade hospitalar registou uma redução de quatro partos, comparativamente a 2022, por causa da adesão de muitas mulheres em idade fértil ao Programa de Planeamento Familiar.

Em relação aos casos que exigem intervenção cirúrgica, a chefe da maternidade disse que o Hospital Provincial do Zaire atendeu gestantes dos municípios do Soyo, Tomboco, Nzeto, Nóqui, Kuimba e Mbanza Kongo.

Explicou que, além dos casos que requerem cesariana, pela primeira vez, tem havido mulheres que foram operadas e que, por terem ficado grávidas em menos de um ano, apresentam contrações no momento do parto, havendo a necessidade de alargar a cicatriz para não provocar ruptura uterina e evitar morte materna.

Outras situações que podem obrigar os médicos a realizar cesarianas, de acordo com Domingas Sebastião Barros, têm que ver com a bacia estreita, bebés transversais, hemorragia abundante e partos de gémeos.

Durante o período em análise, acrescentou, a maternidade registou 536 casos de abortos espontâneos e provocados, dos quais quatro encaminhados aos órgãos de Justiça, onde os responsáveis foram responsabilizados criminalmente.

Devido aos casos de abortos espontâneos e provocados, a maternidade foi obrigada a realizar, em 2023, um total de 476 curetagens a mulheres de diversas idades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões