Sociedade

Huambo: Centro de Formação Tecnológica apresenta primeiros profissionais

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec) do Huambo colocou à disposição do mercado de trabalho os primeiros 45 profissionais formados nas áreas de Hidráulica, Electro-Hidráulica, Fotografia Profissional e Edição Multimédia.

05/02/2024  Última atualização 07H21
Mais jovens tecnicamente aptos para o mercado de trabalho © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui,  disse que os mesmos são formandos de cursos de curta duração, dados em quase três semanas. "Até ao momento, o Cinfotec já recebeu mais de 4 mil visitas de jovens interessados em ter uma formação profissional”.

Manuel Mbangui adiantou que devido à procura elevada, o centro decidiu aumentar o número de vagas e, actualmente, tem mil estudantes inscritos para fazerem, dentro de dias, uma formação técnico-profissional.

Os primeiros 45 formandos, garantiu, estão registados no portal de emprego e aptos para qualquer oferta de emprego do ramo em que se especializaram. O INEFOP, referiu, está a fazer um trabalho profundo, para que haja maior envolvimento das empresas, sobretudo as indústrias, nos programas de estágio profissional.

Uma das dificuldades, contou, tem sido no sector petrolífero, pelo facto dos laboratórios usados pelos formandos, fundamentalmente  os de soldadura, não terem uma certificação. "A exigida é a internacional, e ainda não trabalhamos com esta”, lamentou.

O INEFOP, continuou, já disponibilizou, nos centros de formação, o curso de Mecanização Agrícola, embora ainda só de forma teórica.

 
Sonho alcançado

O director do Cinfotec do Huambo disse que a colocação dos primeiros formandos à disposição do mercado é um sonho. O Centro Integrado de Formação Tecnológica, o terceiro maior do país, tem ajudado a garantir a formação profissional de muitos jovens. Geraldo Pambassangue salientou que estes primeiros 45 formandos vão servir de referência da qualidade da formação do Cinfotec no Huambo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade