Sociedade

Huambo: Professores sugerem educação ambiental

Tatiana Marta | Huambo

Os professores e ambientalistas do Huambo defenderam a implementação, nas escolas, de mais programas de educação ambiental, para que as crianças saibam, desde pequenas, os cuidados a ter na criação de uma sociedade saudável.

06/02/2024  Última atualização 08H44
Alunos consolidam conhecimentos sobre o ambiente © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

A preocupação foi manifestada pelo professor e ambientalista, Aldemiro Japão, responsável da Associação Animar Ambiente, numa palestra sobre "A Importância da Educação Ambiental nas Escolas”.

Na ocasião, o ambientalista destacou a importância da educação ambiental e defendeu que haja mais encontros e palestras sobre a importância da preservação do ambiente nas escolas, como meio de reforçar o conhecimento das crianças e adolescentes.

De acordo com o responsável da organização ambiental, promover as campanhas de limpeza é uma forma de prevenir doenças e incentivar o bem-estar entre as famílias. "Os comportamentos inadequados de higiene, em especial nas zonas rurais, devem ser combatidos o mais rápido possível”, disse.

O director do Gabinete Provincial do Ambiente sublinhou, no acto, que o incentivo à sensibilização e educação ambiental nas escolas do Huambo é uma das formas mais eficazes e prioritárias para a conquista de uma sociedade sustentável.

"A promoção de um ambiente sustentável em Angola passa por dar um maior testemunho às crianças e despertar os professores, de forma a serem actores activos na identificação das melhores práticas ambientais”, assinalou.

A escola, realçou, pode ser uma via para alcançar o desenvolvimento sustentável, desde que se transforme num espaço de consciencialização ambiental, desenvolvendo o senso crítico e ajudando na mudança de comportamentos.

Às crianças e às direcções das escolas do Huambo, apelou no sentido de voltarem a implementar as campanhas internas de limpeza. "Temos que ter cuidado para deixarmos um mundo melhor, com um património natural e ambiental de melhor qualidade para as crianças”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade