Regiões

Huambo tem 19 mil crianças inseridas no sistema de ensino

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

A governadora do Huambo disse, domingo, que, actualmente, existem 19 mil crianças a estudarem de forma condigna, em salas de aula apropriadas, nas 29 escolas erguidas na província, pelas verbas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

05/02/2024  Última atualização 09H56
Governadora Lotti Nolika fez a inauguração do complexo escolar © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Lotti Nolika considerou o PIIM um programa do Executivo essencial nas comunidades, por estar a ajudar a construir escolas e hospitais em muitas localidades. A governante adiantou que a verba do projecto permitiu construir um Complexo Escolar, com 12 salas de aula, com a capacidade de acolher 1.260 estudantes, no bairro Oito de Fevereiro, na cidade do Huambo, cuja inauguração ocorreu na última quinta-feira.

Durante a cerimónia de inauguração, a governadora do Huambo, Lotti Nolika disse que a nova infra-estrutura vai contribuir na garantia da boa qualidade de ensino e reduzir o número elevado de alunos nas salas de aula de algumas escolas.

Aos encarregados de educação e alunos, a governadora pediu para conservarem a infra-estrutura, construída com fundos públicos, no quadro do PIIM, num orçamento de 158 milhões de kwanzas, num trabalho que teve a duração de seis meses.

O administrador municipal do Huambo, Azevedo Kambiambia, informou que a escola vai receber crianças vindas dos bairros Azul, Chiva, 8 de Fevereiro, Calilongue da Cuca, Santa Iria, São João, que antes estudavam em condições menos adequadas.

A pequena Solange Janete Celestina, aluna da 7ª classe, disse estar feliz com as condições nas quais vai estudar agora. Na mensagem dos estudantes, lida no acto de inauguração, a menor destacou a importância da escola na construção do futuro das crianças da região.

A soba do bairro da Chiva, Maria Tchamile, destacou o facto de ter uma instituição de ensino próximo da comunidade. "As crianças vão deixar de andar longas distâncias à procura de ensino. Vamos instruir estes a cuidarem bem da escola”, prometeu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões