Cultura

Huambo tem as condições criadas para os desfiles

Adolfo Mundombe | Huambo

Os desfiles do Carnaval desta edição de 2024, fase provincial, acontece nos dias 11 e 12 deste mês de Fevereiro, na Avenida Alioune Blondin Beye, bairro Académico, na cidade do Huambo, e vai contar com a participação de 31 grupos, divididos entre a classe infantil, de adultos e tradicionais.

08/02/2024  Última atualização 14H04
Grupos ultimam os ensaios para uma participação com êxito © Fotografia por: Joaquim Armando |Edições Novembro
A informação foi avançada pela chefe do Departamento da Cultura, Património e Comunidade Tradicional da Direcção Provincial da Cultura do Huambo, Isaura Ginga, durante o sorteio realizado, na segunda-feira, na Biblioteca Provincial, que definiu a ordem do desfile dos grupos carnavalescos.

Isaura Ginga anunciou que os grupos vão participar do Carnaval 2024 sob o lema "Diversidade Cultural como Factor de Atracção Turística”, e estão reunidas as condições para garantir um bom espectáculo. Dos 31 grupos seleccionados, 11 vão desfilar na classe infantil. Os grupos tradicionais, que vão desfilar na classe B, detalhou, estarão representados por 12 grupos, enquanto os grupos da classe A de adultos participam com oito agremiações e três blocos de animação.

A responsável assegurou que os grupos vão exibir diferentes estilos de danças locais, como forma de continuar a preservar a matriz ancestral. Isaura Ginga felicitou a forma como os grupos estão a trabalhar para se apresentarem nos desfiles, o que dá garantias da realização exitosa do Carnaval. "Todas as condições logísticas estão criadas e o pacote global dos prémios está avaliado em oito milhões de kwanzas”, anunciou.

O posicionamento do desfile dos grupos infantis, segundo o sorteio, abre com o grupo Sete de Novembro, do município do Cachiungo, seguindo-se o do Mártires da Canhala, da Caála, Pôr-do-Sol, do Bailundo, Crianças Unidas, do Mungo, Rainha do Milho, Caála, Zona Verde do Pinto, de Tchindjenje, Fogo da Paz, de Chicala Cholohanga, Fogo Negro, do Huambo, 4 de Abril, do Longonjo, e Comandante Kwenha, de Londuimbali.

Para a classe B tradicional, o posicionamento ditou em primeiro lugar a desfilar o grupo Ongondjo,  do Longonjo, seguido do grupo Agostinho Neto, do Huambo, Essanju Liowini, também do município do Huambo, Otchiungo Tchovava, de Cachiungo, Hoji-ya- Henda, de Chicala Cholohanga, Mbulu Yongombe, do Mungo, Deolinda Rodrigues, do Ucuma, Grupo Elissemba, de Ecunha, Tuyula, da Caála, Agostinho Neto, de Londuimbali e Deolinda Rodrigues, do Tchindjenje.

Na classe A, o sorteio ditou em primeiro lugar, o grupo Eco da Gruta, de Cachiungo, seguido pelo Tchimbilundu, do Longonjo, NJ. School-Escola de Artes do Huambo, Elenco do Povo, da Caála, Liceu Mártires da Canhala, de Ecunha, grupo Otchikala, de Chicala Cholohanga, Ovindjendje, do Chinjene, e  encerra  com o grupo Okutyuka, do Huambo.

Venceram o Carnaval na edição de 2023, os grupos Ecos da Gruta, de Cachiungo, na classe A, Katyavala,  do Bailundo, na classe B Tradicional, e o Okutyuka, do Huambo, na classe infantil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura