Sociedade

Huíla e Namibe traçam estratégias para combater a desflorestação

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Os governos provinciais da Huíla e do Namibe traçam estratégias para travar a progressiva desflorestação das serras da Leba e da Humbia, devido ao aumento considerável do derrube de árvores e arbustos para a produção de carvão e lenha.

02/03/2024  Última atualização 11H18
As queimadas têm sido uma preocupação dos ambientalistas © Fotografia por: Dr
Durante um encontro entre os dois governos provinciais, realizado, há dias, no município fronteiriço da Bibala, defendeu-se a necessidade urgente de se travar a exploração desordenada das florestas naturais.

"É urgente a implementação dum plano coordenado pelos dois governos provinciais para o combate à desflorestação, com a execução de medidas preventivas que visam identificar e desmantelar os focos de exploração ilegal de lenha e carvão, assim como promover acções e sensibilização”, concluíram.

Entre as recomendações consta a materialização de projectos de plantação de árvores de várias espécies, com realce para as que tenham mais resistência à seca, que, nos últimos dez anos, tem afectado com frequência a região sul do país.

Os dois governos provinciais recomendam, ainda, a implementação de medidas eficazes para combater o trabalho infantil e o fluxo migratório, com a realização de programas educativos contínuos e sensibilização das famílias sobre os riscos do trabalho precoce e necessidade do empoderamento da mulher rural.

Os participantes consideraram urgente a promoção de encontros permanentes entre as administrações dos municípios da Chibia e Gambos (Huíla), assim como do Virei (Namibe), para abordar e elaborar um plano de acção com o envolvimento das autoridades tradicionais, para a transferência da gestão administrativa de certas áreas sob responsabilidade do Virei para a província da Huíla.

Para melhorar a fiscalização e combater actividades ilegais, assim como fortalecer a arrecadação de receitas, foi decidida a implementação do posto de controlo integrado na Estrada Nacional 280, com o apoio da Polícia de Trânsito, Administração Municipal da Bibala e Polícia Fiscal.

Os dois governos provinciais consideraram que o estado do troço Moçâmedes/Virei/Cainde/Chibia inspira cuidados, devendo-se começar a projectar a construção de outra via, após estudos geológicos e topográficos.

Os governadores provinciais da Huíla e do Namibe, nomeadamente Nuno Mahapi Dala e Archer Mangueira, consideraram importante a realização de encontros do género, por reforçar a actuação das autoridades assim como conceber estratégias que visam melhorar as vidas das famílias que habitam nas zonas mais recônditas da região sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade