Sociedade

Humanização nos serviços hospitalares entre as prioridades no sector da Saúde

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A humanização dos serviços passa pelas boas práticas no atendimento aos utentes de hospitais e centros médicos, segundo o director da Saúde no município do Huambo.

18/05/2024  Última atualização 11H15
Miguel Balaca defende atendimento personalizado à população © Fotografia por: Joaquim Armando | edições novembro | huambo

Miguel Balaca acrescentou que as boas práticas nos hospitais proporcionam um atendimento de qualidade e satisfação dos pacientes, tendo lembrado que a falta de humanização hospitalar constitui ainda um problema em algumas unidades sanitárias e nenhuma tecnologia ou aparelho substitui os cuidados humanos.

O também médico manifestou-se satisfeito com o empenho de alguns profissionais no atendimento aos pacientes em unidades hospitalares do município do Huambo, apesar da falta de recursos humanos.

"Apesar de algumas dificuldades, que são conjunturais, estamos satisfeitos pelo facto de as unidades hospitalares do Huambo terem capacidade e auto-suficiência na conservação e distribuição de oxigénio, que permite atender os doentes”, sublinhou.

Os serviços de limpeza, higiene e saneamento básico a nível dos hospitais, centros médicos e postos de saúde do município sede da província do Huambo, garantiu, registaram melhorias significativas, o que tem contribuído para evitar o surgimento de doenças oportunistas.

Miguel Balaca deu a conhecer que são necessários especialistas em Neurocirurgia e equipamentos modernos que possam atender as necessidades do sector, tendo afirmado que o Ministério da Saúde tem conhecimento dos problemas e está a trabalhar para minimizá-los nos próximos tempos.

A malária, segundo o médico, continua a ser a doença mais frequente na região. O director municipal da Saúde defendeu a necessidade de se construírem mais postos e centros de saúde de referência, com vista a aproximar os serviços às populações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade