Cultura

Idimakaji leva ritmos nacionais para apoiar os Palancas Negras

O grupo tradicional Idimakaji foi escolhido para integrar a claque de excursionistas angolanos que vão apoiar as Palancas Negras, amanhã, às 18h00, na primeira partida dos quartos-de-final, diante da Nigéria.

01/02/2024  Última atualização 11H30
Integrantes do grupo tradicional Idimakaji © Fotografia por: DR

O jogo está marcado para o Estádio Félix Houphouet-Boigny e é referente à 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre de 13 de Janeiro a 11 do corrente mês, na Côte d’Ivoire.

A viagem está marcada para amanhã e com previsão de chegada horas antes do duelo. Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o responsável e porta-voz do Idimakaji,  Adão José "Fabião”,  garantiu que a missão que lhes foi transmitida pela organização da excursão é "fervorosamente animar os jogadores angolanos, antes, durante e depois do jogo, independentemente do resultado do combinado nacional”.

Adão José "Fabião” garantiu que vão apresentar várias números aos ritmos nacionais tradicionais em forma de rapsódias e aproveitar explorar aquelas canções mais compassadas ou cadenciadas do primeiro disco "Antonica”, lançado em 2002, e algumas músicas promocionais do segundo disco "Kadia Pemba”, ainda na forja.

As músicas a serem interpretadas em kimbundu e português, durante o jogo de amanhã à noite, disse, retratam aspectos socioculturais do país, no sentido de "vender uma boa imagem de Angola no estrangeiro, por via da música em cumplicidade com o futebol”.

O Idimakaji, explicou, vai, igualmente, apresentar uma miscelânea com vários outros temas do cancioneiro angolano. O grupo, garantiu, vai também aproveitar o jogo entre Angola e a Nigéria para interpretar canções nacionais, como forma de valorizar e difundir a cultura angolana na Côte d’Ivoire.

O Idimakaji foi fundado em 1997, e desde essa data participou em várias actividades culturais e festivais no país e no estrangeiro, tendo a última representação internacional acontecido em Novembro de 2010, em Viena de Áustria, Croácia e Eslovénia, no âmbito das comemorações dos 35 anos da Independência de Angola. Actualmente, o grupo é formado por Fabião (dikanza e coros), Tony do Hungo (hungo), Elias Paulo (tambor, baixo e voz) e Arnaldo Nzila "Zando” (tambor, voz e baixo).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura