Mundo

Iémen apela à ONU para evitar desastre

O Iémen apelou, terça-feira, à ONU para que ajude a evitar uma "catástrofe ambiental iminente"devido ao despejo de milhares de toneladas de fertilizantes no Mar Vermelho pelo navio que naufragou após o ataque dos huthis.

28/02/2024  Última atualização 12H54
© Fotografia por: DR
O ministro da Água e do Ambiente do Iémen, Tawfiq Al Sharjabi, revelou que contactou o Gabinete Regional do Ambiente da ONU para a Ásia Ocidental "para solicitar assistência e apoio técnico e logístico urgentes a fim de evitar uma catástrofe ambiental iminente, caso o navio se afunde ou vaze quantidades de materiais carregados a bordo".

Com o intuito de "convocar o proprietário do navio e trabalhar para o rebocar para fora das águas territoriais iemenitas", o governante disse ainda ter contactado a Autoridade Regional para a Preservação do Ambiente do Mar Vermelho e do Golfo de Aden e a Autoridade Geral para os Assuntos Marítimos do Iémen.

O objectivo é conseguir implementar as medidas necessárias para garantir a protecção do ambiente marinho e da biodiversidade locais, acrescentou o ministro numa conferência de imprensa citada pela agência de notícias Europa Press.

Já em coordenação com a Guarda Costeira e o Departamento de Assuntos Marítimos, o Governo ordenou o envio de uma equipa de especialistas das duas agências para Mokha, a cidade mais próxima da localização do navio "Rubymar".

Estas são as primeiras medidas do gabinete de crise formado pelo governo iemenita para lidar com o desastre ambiental resultante do derrame do navio de bandeira belga, que foi atacado na passada segunda-feira pelos huhtis quando atravessava o Golfo de Aden.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo