Política

IGAE realça importância da planificação na gestão do OGE

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

O delegado provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Huambo, Gibson Abílio Cauanda, destacou, quarta-feira, a importância da planificação na gestão exemplar do Orçamento Geral do Estado (OGE).

01/02/2024  Última atualização 10H42
Delegado da IGAE no Huambo interveio no seminário © Fotografia por: Edições Novembro
O inspector, que falava durante um seminário sobre "Regras de Execução do Orçamento Geral do Estado e Contratação Pública”, dirigido aos gestores de órgãos públicos, disse não ser possível fazer uma boa gestão do OGE, nem fazer uma boa contratação, se não houver planificação.    

Gibson Cauanda justificou, com isso, a realização do seminário, que junta gestores públicos, académicos, magistrados judiciais do Ministério Público, técnicos da Delegação Provincial das Finanças e outros organismos do governo local, para discutirem sobre as temáticas relacionadas com os protocolos de cooperação e colaboração institucional.

A formação, disse, visou munir os gestores públicos de informações relativas às boas práticas de gestão e cultura na execução dos fundos públicos. O encontro, realizado no auditório da Delegação Provincial das Finanças, enquadrou-se no encerramento das jornadas alusivas ao 32º aniversário da IGAE, assinalado a 17 de Janeiro.

Ao justificar o tema eleito para o seminário, Gibson Cauanda ressaltou a importância de munir os gestores de órgãos do Estado de ferramentas, tomarem consciência da responsabilidade no desempenho das funções e a pautarem por boa conduta na gestão do orçamento e na contratação pública.

Ao lembrar que a IGAE é um órgão de controlo e auditoria, Cauanda sublinhou que a sua acção sobre o trabalho dos gestores públicos, enquanto executores do OGE, visa incentivar que adoptem as melhores práticas de gestão, contribuindo para mitigar alguns conflitos de gestão do bem público.

Durante a acção formativa, o prelector Fernando Zango Mutondo, que dissertou sobre "As regras de Execução do OGE e Contratação Pública”, esclareceu aos gestores públicos que o orçamento é um instrumento aprovado por Lei, acompanhado por um conjunto de princípios e regras, que regem a execução para um determinado ano económico.

Fernando Zango disse, ainda, na sua dissertação, que o OGE, em qualquer parte do mundo, é aprovado mediante o cumprimento do princípio da legalidade.

"Orçamento é uma Lei. É por esta razão que a sua execução é feita mediante o escrupuloso cumprimento de diplomas legais”, reforçou.

 Iniciativa voltada às boas práticas

O director do Hospital Geral do Huambo, Joaquim Isaac, enalteceu a iniciativa da IGAE  em promover a acção formativa, tendo referido que o evento permitiu dotar os gestores públicos de novas técnicas e conhecimentos, voltados às boas práticas de como gerir os fundos públicos, para não lesar a sociedade.

"Espero que iniciativas do género venham a ser repetidas, para garantir melhor gestão dos fundos públicos”, disse.

Joaquim Isaac sublinhou, ainda, que a boa governação e ética no serviço público, transparência e cultura de prestação de contas são cada vez mais exigidas aos detentores de cargos públicos.

Por seu turno, a administradora municipal do Longonjo, Wilne Ekuikui, defendeu, no final da formação, que os responsáveis dos serviços de inspecção precisam adoptar estratégias de actuação capazes de antecipar a maior parte das situações de incumprimento das más práticas que se têm constatado no país.

Vários outros temas foram discutidos durante o workshop,  nomeadamente "As funções do Orçamento Geral do Estado”, "Receitas e Despesas”, "Contratação Pública”, "Autorização de Despesas”, "Limites de Valores” e "Competências”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política