Sociedade

Impala capacita profissionais para situações de emergência

Miguel Brás

Jornalista

A cidade de Luanda registou, no fim do ano de 2023 e princípio deste ano, vários casos de incêndio envolvendo autocarros de empresas de transporte colectivo de passageiros.

20/02/2024  Última atualização 09H50
Rui Baptista disse que a empresa segue um plano de manutenção © Fotografia por: DR

Em Janeiro, a empresa Impala Express- Transportes Limitada teve um caso com um autocarro que fazia a rota Benfica-Zango, na via expressa, sem causar vítimas.

O administrador-geral, Rui Baptista, afirmou que a empresa tem adoptado medidas de segurança e capacitado os profissionais para actuarem em situações de emergência.

"Para evitar acidentes nos veículos da Impala Express, implementámos uma série de medidas de segurança. Entre elas, destacámos a realização de treinamentos periódicos para os motoristas, que abrangem técnicas de direcção defensiva e boas práticas no trânsito. Além disso, investimos em tecnologia avançada, como sistemas de monitoramento e controlo de velocidade, que auxiliam na prevenção de acidentes”, disse o administrador-geral.

 
Manutenção

Para Rui Baptista, a manutenção dos veículos da empresa é realizada de forma a garantir a segurança dos meios. "Seguimos rigorosamente um plano de manutenção preventiva definido pela nossa equipa de especialistas. Esse plano inclui inspecções periódicas, troca de peças desgastadas, revisões mecânicas e eléctricas, além de análises minuciosas dos sistemas de travões, pneus, suspensão, entre outros”, afirmou.

O responsável da Impala assegurou que, quando ocorre um incidente nos meios de transporte, adopta-se uma abordagem ágil e eficiente para garantir a segurança de todos os envolvidos.

"Há uma equipa de controlo de incidentes, que prontamente realiza uma avaliação do ocorrido, tomando medidas imediatas para mitigar quaisquer danos e oferecer suporte adequado aos passageiros e colaboradores afectados. A equipa, também, é responsável por investigar as causas do incidente e propor soluções para evitar recorrências futuras”, sublinhou.

 
Avarias

O responsável acrescentou que em caso de avarias no meio de transporte, a Impala tem uma acção rápida para dar solucão à situação. "Primeiramente, nos certificamos de que todos os passageiros e motoristas estão em segurança. Em seguida, os nossos profissionais especializados em manutenção são mobilizados para realizar os reparos necessários ou providenciar um veículo substituto, garantindo assim o menor impacto possível para os nossos clientes” reforçou.

Questionado sobre o incidente ocorrido, recentemente, na Via Expressa, Rui Baptista disse que a equipa agiu imediatamente para minimizar os danos e garantir o bem-estar dos envolvidos. "A nossa equipa de emergência foi accionada e actuou em conjunto com os bombeiros para controlar o incêndio e evitar que se propagasse, mas, infelizmente, quando o serviço de bombeiros chegou as chamas já tinham consumido o veículo na totalidade sem recuperação do meio” concluiu.

De acordo com o administrador-geral, a instituição está empenhada em trabalhar na segurança dos utentes. "A Impala Transportes está empenhada em continuar a investir em segurança e prevenção, para oferecer sempre a melhor experiência de transporte aos nossos clientes”.

Além da Impala Express, as transportadoras TCUL e Ango Real, também, registaram casos de incêndios de autocarros.

O Jornal de Angola contactou algumas dessas empresas, mas não mostraram disponibilidade para falar.

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