Sociedade

INAC alerta para o excesso de violência

Yara Manuel |

Jornalista

O Instituto Nacional da Criança (INAC) registou 57 casos de agressão física, na última semana, com destaque para as denúncias de queimaduras de alguns menores, informou, ontem, a porta-voz da instituição.

08/02/2024  Última atualização 11H55
Casos de queimadura de menores estão a aumentar © Fotografia por: DR
Rosalina Domingos explicou que os agressores, nestas acções de repreensão que incluem, às vezes, queimar o menor têm sido feita por progenitores ou pessoas próximas da família. "Tal situação ocorre, muitas vezes, por motivos fúteis, porém, a acção tende a provocar ferimentos graves e ligeiros às vítimas”.

Dos casos registados em Luanda, acrescentou, o de maior relevância foi no município do Cazenga, onde uma mãe queimou as costas da filha, por supostamente ter retirado coxas de frango na casa da vizinha. "Ainda em Luanda, há a destacar o caso de uma menor, de dez anos, cujos membros superiores foram queimados por ter subtraído 10 mil kwanzas à mãe”.

No Bié, adiantou, o INAC também registou casos semelhantes, com realce ao de uma criança, de dois anos, queimada nas mãos pelo pai, que ainda o manteve escondido para não ter acesso à assistência médica, com receio de represálias. "O acusado foi denunciado pelos vizinhos e o caso encaminhado para as autoridades competentes”.

No Cuanza-Norte, disse, uma criança, de três anos, foi queimada pela mãe, por ter comido o jantar. A mãe, referiu, está detida e a criança recebe tratamento médico.

Agressão

Além dos casos de queimadura, o INAC registou, ainda, o caso de uma menor, enganada por uma cidadã com promessas de uma vida melhor, que envolvia ter os estudos assegurados e uma casa para morar. "Porém, a situação mudou tão logo chegou a Luanda passou a ser agredida e feita de empregada doméstica. A menor foi encontrada com ferimentos graves”, lamentou. A porta-voz da instituição garante que todos os casos foram encaminhados aos comandos provinciais, gabinetes da Acção Social, bem como aos serviços províncias do INAC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade