Sociedade

Inauguração do Hospital de Viana deixa moradores expectantes

Engrácia Francisco

Jornalista

Moradores do Distrito Urbano do Zango, município de Viana, mostram-se expectantes com a entrada em funcionamento do novo Hospital Geral, localizado na centralidade do Zango 8000.

04/04/2024  Última atualização 08H35
Técnicos estão a realizar os últimos ajustes na unidade sanitária © Fotografia por: Edições Novembro
Mário Quintas, morador da centralidade do Zango 8000, disse estar satisfeito com a entrada em funcionamento da nova unidade sanitária, uma vez que para fazer as consultas tinha de se deslocar até ao Hospital Municipal do Capalanga. Ladislau Bastos, de 39 anos, saudou a iniciativa e recomendou que o hospital seja de facto funcional para o bem-estar da comunidade. "Precisamos de profissionais mais comprometidos e serviços humanizados”, adiantou.

Ainda na Centralidade do Zango 8000, a moradora Dúlcia Pegado disse estar feliz com o novo hospital e aguarda expectante pela inauguração. Outro morador da centralidade, Cristóvão António, a entrada em funcionamento do hospital é uma mais-valia para a comunidade, na medida em que os populares vão deixar de percorrer longas distâncias.

Inauguração

O  Jornal de Angola deslocou-se até ao Distrito Urbano do Zango, local onde foi erguido o novo Hospital Geral de Viana. Constatou-se que a estrutura está concluída e os empreiteiros estão a realizar os últimos ajustes no jardim.

Um dos responsáveis da empresa Dstangola contactado, que preferiu anonimato, adiantou que as obras estão concluídas. "A equipa está apenas a realizar os últimos ajustes no jardim, mas o hospital todo está equipado e pronto para ser inaugurado”, disse.

Capacidade

De acordo com os dados divulgados, o Hospital Geral de Viana tem capacidade de 300 camas. Avaliado em 125 milhões e 500 mil euros, a unidade hospitalar tem a capacidade para albergar 1.200 funcionários de Saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório.

O Hospital Geral de Viana foi construído numa área de  25 mil metros quadrados, conta com cinco salas de operação, oito enfermarias de internamento e um centro de diagnóstico centralizado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade