Cultura

Inaugurada primeira Galeria dos Símbolos Nacionais

JA Online

O país conta, desde sexta-feira, com a primeira Galeria dos Símbolos Nacionais, localizada no Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda, inaugurada pelo ministro de Administração do Território, Dioniso da Fonseca.

02/03/2024  Última atualização 15H16
Inaugurada primeira Galeria dos Símbolos Nacionais © Fotografia por: Direito Reservado
A galeria composta por 17 painéis, contém na parte principal, os três Símbolos Nacionais (Hino Nacional, Bandeira Nacional e a Insígnia Nacional) e as respectivas descrições, normas protocolares e os erros comuns, com objectivo de difundir as regras sobre o uso correcto e a deferência dos Símbolos Nacionais.
Na parte suplementar, encontram-se os painéis com informações sobre as quatro principais efemérides do País, designadamente o 4 de Fevereiro-Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional; o 4 de Abril – Dia da Paz e da Reconciliação Nacional; o 17 de Setembro – Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação e o 11 de Novembro – Dia da Independência Nacional e as respectivas descrições sobre as leis que as institucionalizam como Feriados Nacionais. 
Na ocasião, o Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, disse, em declarações à comunicação social, que a Galeria dos Símbolos Nacionais, ora inaugurada, serve para divulgar os verdadeiros Símbolos Nacionais, conforme a Constituição da República de Angola.
"O que temos notado no quadro das nossas actividades é uma má utilização quer da Insígnia Nacional, da Bandeira Nacional, assim como uma má entoação e execução do Hino Nacional. Esta Galeria retrata os Símbolos Nacionais e as suas formas de utilização nos termos legalmente estabelecidos”, sublinhou Dionísio da Fonseca.
O governante explicou que a cerimónia sinaliza o encerramento das celebrações do 4 de Fevereiro – Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, cujo acto central teve lugar na Província do Cuanza Sul.
O ministro da Administração do Território informou que a Galeria dos Símbolos Nacionais está localizada num espaço aberto e de acesso público, de forma propositada de modo que todos interessados possam aceder para consulta sem formalismos. 
De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Administração e Território, no Facebook, durante a cerimónia, realizou-se uma palestra com o tema, "Uso Correcto dos Símbolos Nacionais - Erros Comuns”, proferida por Manuel Pedro Panzo, especialista em Cerimonial, Imagem e Organização de Eventos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura