Sociedade

INEFOP abre ciclo formativo para mais de mil jovens

Victorino Matias | Xá-Muteba

Jornalista

A Direcção Provincial da Lunda-Norte do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) promove, desde quinta-feira, um ciclo formativo para mais de mil jovens.

12/02/2024  Última atualização 10H28
Um dos formandos do curso de Electricidade explica o que tem aprendido na especialidade de Baixa Tensão © Fotografia por: Benjamim Cândido | Edições Novembro

A abertura do ciclo formativo foi feita no município do Xá-Muteba, a 540 quilómetros da cidade do Dundo.

O chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, João Palata, explicou que os jovens matriculados (1.071) vão ser formados nas áreas de Electricidade de Baixa Tensão, Corte e Costura, Decoração, Culinária, Canalização, Frio Industrial, Electrónica, Mecânica-Auto, Secretariado, Contabilidade Informática, Construção Civil e Empreendedorismo.

De acordo com o responsável, o ciclo formativo vai ser ministrado sob o lema "Formação Profissional, Moderna e Inclusiva, a Chave para o Desenvolvimento do Capital Humano”.

João Palata informou que estão em curso nos municípios de Chitato, Cuilo e Xá-Muteba várias acções, particularmente ligadas ao empreendedorismo, e formações de curta duração, nas especialidades de Agricultura e Electricidade.

O chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP deu a conhecer que decorre, também, o processo de concessão de microcréditos aos empreendedores e cooperativas agrícolas, em todos os municípios da Lunda-Norte.

Na primeira fase do financiamento, acrescentou, vão ser beneficiados dez empreendedores e duas cooperativas agrícolas do município do Xá-Muteba.

Em termos de formação profissional, especificamente no município do Xá-Muteba, João Palata esclareceu que foram matriculados 192 jovens, entre os quais 52 mulheres. Os candidatos vão ser formados nas especialidades de Electricidade, Construção Civil e Culinária.

O responsável apelou às autoridades locais e à classe empresarial no sentido de prestarem atenção especial ao sector de formação profissional, que muito tem feito para a inserção da juventude da província no mercado de emprego.

 
Satisfação da juventude 

A abertura do ciclo de formação profissional constitui motivo de satisfação para a juventude do município do Xá-Muteba, que destacou a importância do programa para a sua inserção social e produtiva.

José Vitenga, que se inscreveu no curso de Construção Civil, onde já trabalha com um grupo de cinco jovens, disse, ao Jornal de Angola, que estão lançadas as bases para melhorar as técnicas da actividade.

"Este ciclo formativo é muito importante para mim, uma vez que vai me ajudar a melhorar as técnicas da actividade que exerço com um grupo de cinco jovens, aliado ao facto de ter concluído o curso de Eletricidade em 2012. Já trabalho no ramo da Construção Civil há anos. Faço reboque de paredes de casas e colocação de chão bruto”, ressaltou.

Por seu turno, Rafael Lucala, que vai frequentar o curso de Electricidade, disse que pretende concluir com êxito a formação, para futuramente dar o seu contributo ao sector da Energia e Águas.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade