Sociedade

INEFOP abre ciclo formativo

Victorino Matias | Xá-Muteba

Jornalista

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na Lunda-Norte procedeu, sexta-feira, no município do Xá-Muteba, a 540 quilómetros da cidade do Dundo, à abertura do ciclo formativo deste ano, para 1.008 jovens da província.

10/02/2024  Última atualização 12H02
Candidatos apurados vão ser formados © Fotografia por: Arquivo
O chefe dos serviços provinciais do INEFOP, João Palata, explicou que os candidatos apurados vão ser formados nas áreas de Electricidade de Baixa Tensão, Corte e Costura, Decoração, Culinária, Canalização, Frio Industrial, Electrónica, Mecânica-Auto, Secretariado, Contabilidade Informática, Construção Civil e Empreendedorismo.

O ciclo formativo deste ano, esclareceu, vai ser ministrado sob o lema "Formação Profissional, Moderna e Inclusiva, a Chave para o Desenvolvimento do Capital Humano” e simboliza a confiança dos cidadãos nas acções do Executivo, com vista à inclusão social por intermédio da formação.

João Palata informou que várias acções, particularmente ligadas ao empreendedorismo, estão em curso nos municípios de Chitato, Cuilo e Xá-Muteba. A maioria das formações, disse, são de curta duração, nas especialidades de Agricultura e Electricidade.

Na primeira fase do financiamento, referiu, foram disponibilizadas dez vagas para igual número de   empreendedores particulares do município de Xá-Muteba. Em termos de formação profissional, em Xá-Muteba, João Palata adiantou que foram matriculados 198 jovens, entre os quais 146 homens e 52 mulheres. Os candidatos vão ser formados nas especialidades de Electricidade, Construção Civil e Culinária. Às autoridades locais e à classe empresarial, apelou a prestarem uma especial atenção ao sector de formação profissional.

Inscritos

A abertura do  ciclo de formação profissional está a ser um  motivo de satisfação para a  juventude do município de Xá-Muteba. José Vitenga, que se inscreveu no ramo da Construção Civil, onde já trabalhou com cinco jovens, considera a acção formativa essencial ao aprimoramento dos jovens.

"Pessoalmente, o ciclo formativo é muito importante, uma vez que vai ajudar a melhorar as técnicas. Actualmente, já trabalho no ramo da Constru- ção Civil com um grupo de cinco jovens, há anos, e obter mais conhecimentos vai ser uma mais-valia”, ressaltou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade