Sociedade

INEMA considera positivo balanço de final de semana

Engrácia Francisco

Jornalista

O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) disse, terça-feira, em Luanda, que o final de semana prolongado foi calmo.

14/02/2024  Última atualização 11H43
Final de semana prolongado foi calmo. © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
Vasco Matemba, em declarações ao Jornal de Angola, avançou que o INEMA registou 548 ocorrências ao longo da referida pausa.

Ao fazer o balanço provisório do período em análise, o director-geral adjunto do INEMA esclareceu que os técnicos assistiram 242 casos clínicos, 160 de trauma, 67 ginecológicos e 18 pediátricos. "Tivemos 12 casos de desmaios, dez de desidratação e igual número de fadiga”, explicou.

A província de Luanda, frisou, teve maior número de ocorrências, seguida por Benguela. De acordo com Vasco Matemba, o balanço provisório do Carnaval aponta que a capital do país teve o registo de 60 casos, com realce para quatro contusões e agressões físicas.

"Realçamos, também, para a região de Luanda, um acidente que ocorreu na Maria Teresa, com 13 vítimas socorridas no Hospital Municipal de Icolo e Bengo, das quais cinco morreram”, disse.

Durante o final de semana foram escalados 13 médicos, 89 enfermeiros e 37 motoristas. "Em Luanda, cinco médicos, 37 enfermeiros e dez motoristas foram escalados para o asseguramento do Carnaval”.

O INEMA, adiantou, ao longo do fim de semana, realizou 147 transferências inter-hospitalares e assegurou 31 eventos.

O Sistema Integrado de Segurança Pública recepcionou 292 chamadas, das quais 54 falsas.

"Ainda há muitos cidadãos que testam a prontidão do CISP e do INEMA, o que é negativo, porque isto faz com que muitos casos de emergência não sejam atendidos”, denunciou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade