Sociedade

INEMA regista 183 casos de traumatismo

Engrácia Francisco

Jornalista

O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) registou, na semana passada, 183 casos de traumatismo, causados, maioritariamente, por acidentes de viação.

22/02/2024  Última atualização 10H20
Equipas técnicas assistiram 408 casos clínicos © Fotografia por: DR
Os dados foram tornados públicos, ontem, em Luanda, pelo director-geral da instituição, acrescentando que a província de Benguela registou, no último fim-de-semana, 26 casos de acidentes de viação.

Azevedo Ekumba deu a conhecer que, no período em análise, equipas técnicas do INEMA registaram 408 casos clínicos, 76 de gineco-obstetrícia e 58 pediátricos.

O INEMA realizou, no mesmo período, 175 transferências inter-hospitalares e duas provinciais e assegurou 44 eventos diversos.

Azevedo Ekumba acrescentou que foram recepcionadas 777 chamadas, com realce para 294 pelo telefone e 88 por meio do CISP, das quais 49 não eram de urgência. "É necessário ganharmos consciência sobre a importância dos serviços de emergência. Quando a linha é ocupada com brincadeiras, do outro lado pode estar alguém que realmente precisa dos serviços e pode-se, inclusive, perder vidas por causa de atitudes mal pensadas", aconselhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade