Política

Inspector da IGAE promete responsabilizar infractores

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

O inspector-geral da Administração do Estado instou, terça-feira, em Caxito, os servidores públicos a manterem mais cuidado na administração do património público e prometeu responsabilizar os infractores.

17/04/2024  Última atualização 08H27
João Manuel Francisco “João Pinto” , inspector-geral da Administração do Estado © Fotografia por: Edições Novembro
João Manuel Francisco "João Pinto” falava durante a primeira visita à província do Bengo, no quadro do presente exercício económico e na qualidade de número um da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE).

"A IGAE tem mais de três décadas, sempre existiu desde 1992, temos que procurar ter uma sociedade aberta e plural, fazer com que a isenção garanta o bem-estar para satisfazer as necessidades dos cidadãos, e responsabilizar aqueles que insistem em actos que possam perigar a boa administração da administração pública”, disse.

O  inspector-geral realçou que tem ouvido sugestões, naquilo que são as reformas que se possam fazer, lembrando que tem noção das leis e que os regulamentos ora aprovados vão procurar resolver os problemas da realidade das instituições.

"O Presidente da República delegou-nos essa missão de inspeccionar e informar. Não se observa ouvindo dizer, é claro, porque temos serviços especializados, mas a inspecção tem como garantir, averiguar e observar o que se passa. Só vamos ficar quietos se os líderes religiosos nos disserem que já acabou o pecado”, ressaltou.

João Pinto frisou que as leis e a norma devem nascer da realidade social, para que não haja paradoxo, e que só existem um Governo e uma Administração do Estado, os cidadãos às vezes danificam e roubam o património público, os servidores às vezes usam de forma abusiva o património do Estado e a função da inspecção é esta: observar, relatar e remeter a quem de direito a responsabilização”, realçou.

Durante a visita do inspector-geral da Administração do Estado ao Bengo foi realizada uma palestra subordinada ao tema "Ética e Deontologia na Administração Pública”, dirigida pela especialista Elsa Neto, directora dos Recursos Humanos da IGAE, durante a qual apelou à boa conduta na gestão pública e ao bom relacionamento com o utente.

Elsa Neto disse que os trabalhadores da Administração Pública devem esforçar-se para na sua esfera de acção exercerem com lealdade os programas e missões definidas superiormente. Quanto à Probidade, a especialista frisou que "os servidores da Administração Pública não podem solicitar ou aceitar para si ou para terceiros, directa ou indirectamente, quaisquer presentes, empréstimos, facilidades ou quaisquer ofertas que possam colocar em causa a liberdade da sua acção e a independência do seu juízo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política