Política

Instituições bancárias atrasam execução do programa Kwenda

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

A secretária de Estado para Administração do Território, Teresa Quivienguele, admitiu, sábado, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, haver alguns atrasos na execução efectiva do Programa Kwenda, no que toca às transferências sociais monetárias às famílias em situação de vulnerabilidade, devido à má qualidade dos serviços prestados por algumas instituições bancárias.

25/03/2024  Última atualização 08H15
Governante admite haver atrasos na concretização do programa © Fotografia por: DR

Em declarações à imprensa, a secretária de Estado afirmou que o projecto foi concebido para atender algumas populações em 164 municípios, mas até ao momento foram atendidas apenas em 89 localidades do país, tendo garantido que tudo está a ser feito para que o apoio às famílias seja mais célere, sobretudo àquelas que vivem nas zonas mais recônditas.

Teresa Quivienguele fez saber, ainda, que, para o dinheiro chegar às famílias localizadas nas zonas mais recônditas do país, o Ministério da Administração do Território (MAT) contratou três instituições bancárias, nomeadamente, o Banco Millennium Atlântico, Banco Sol e o BFA, este último tem encontrado inúmeras dificuldades na entrega dos subsídios aos beneficiários.

"O Banco Sol e o Millennium transportam o dinheiro em carros fortes ou blindados para chegar com segurança aos beneficiários, que se encontram nas áreas distantes, ao passo que o BFA entrega apenas cartões e subcontrata uma outra empresa que desconta os valores contidos no cartão multicaixa para entregar aos utentes”, explicou.

 Segundo, também, a secretária de Estado, o MAT está a trabalhar na procura de empresas prestadoras de serviço com grande capacidade técnica e financeira, para atender todos os cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

 A título de exemplo, Teresa Quivienguele apontou os beneficiários dos municípios do Cuito Cuanavale e Cuchi, no Cuando Cubango, localidades do país em que os beneficiários enfrentam muitas dificuldades para receber os subsídios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política