Sociedade

Instituições estão de volta à normalidade

Weza Pascoal

Jornalista

Instituições públicas e privadas sediadas na província de Luanda registaram, quarta-feira, a presença massiva de funcionários, após o fim-de-semana prolongado, devido às festas do Carnaval.

15/02/2024  Última atualização 10H31
Maior parte de empresas funcionou sem sobressaltos © Fotografia por: DR
Numa ronda efectuada pelo Jornal de Angola, foi possível constatar o normal funcionamento de várias empresas públicas e privadas, onde muitos cidadãos procuravam por diferentes serviços.

Segundo o conservador-adjunto do primeiro Cartório Notarial de Luanda, Hermenegildo Agostinho, no primeiro dia de trabalho, logo após o Carnaval, os funcionários apareceram em grande número, exercendo com normalidade as suas actividades.

Hermenegildo Agostinho explicou que a presença de 90 por cento dos trabalhadores não foi surpresa, porque o cenário tem sido habitual na instituição, devido ao sentido de responsabilidade e comprometimento dos funcionários.

O mesmo cenário registou-se na Repartição Fiscal localizada na Mutamba, onde, apesar da afluência de utentes, os funcionários garantiram o normal funcionamento da instituição.

A chefe adjunta da Repartição Fiscal, Ângela Ferraz, fez saber que, nos últimos tempos, o nível de absentismo de funcionários no local de trabalho, depois de um fim-de-semana prolongado ou feriados, tem sido reduzido.

"Não há razões de queixas por parte dos funcionários e dos utentes, pensamos que o movimento fosse reduzido, por conta da chuva que caiu nas primeiras horas do dia, mas não impediu as pessoas de realizarem as suas actividades”, disse.

Ângela Ferraz disse que houve ausência de poucos trabalhadores, mas, devidamente justificadas.

Antónia da Silva elogiou a presença massiva dos funcionários naquela Repartição Fiscal, que permitiu, em poucas horas, efectuar o pagamento do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM).

Na ronda efectuada pela reportagem do Jornal de Angola na baixa de Luanda foi possível constatar o normal funcionamento da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), Empresa Pública de Águas (EPAL), Bancos Comerciais e outras instituições públicas e privadas.

Movimento rodoviário

Depois da acalmia que se registou nos últimos quatro dias, devido ao fim-de-semana prolongado, ontem, no primeiro dia de trabalho, o movimento da cidade era caracterizado por enchentes nas paragens e trânsito rodoviário pesado em vários pontos, tendo em conta o fluxo de funcionários públicos, privados, vendedores ambulantes, alunos e de outros cidadãos que, diariamente, se deslocam de um lugar para o outro, com fins vários.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade