Sociedade

Instituto Angolano da Juventude debate desafios do voluntariado

Dumilde Manuel

Mais de 100 jovens reuniram-se, em Luanda, para discutir os desafios do voluntariado no mundo, devido às constantes mudanças, e o papel dos jovens na sociedade, informou, segunda-feira, o director-geral adjunto do Instituto Angolano da Juventude (IAJ).

06/02/2024  Última atualização 08H46
© Fotografia por: DR

José Mateus disse que o objectivo do encontro, realizado na semana finda, foi capacitar jovens líderes para actuarem como voluntários. "Os jovens precisam intervir mais nas comunidades, através dos conhecimentos, experiências, que devem compartilhar livre e espontaneamente”. O director destacou, ainda, a importância de capacitar os jovens para que possam desenvolver projectos pessoais, através de iniciativas que ajudem a juventude a ocupar os tempos livres, com actividades produtivas e saudáveis.

O encontro, acrescentou, trouxe, também, a reflexão sobre o papel do voluntariado, enquanto mecanismo de prevenção do comportamento de risco na juventude, capaz de combater males sociais, como a delinquência. "A formação de líderes comunitários jovens tem como objectivo promover o desenvolvimento social e económico do país”, disse.

Embora a formação não garanta empregabilidade ou redução do desemprego, adiantou, é essencial para que os jovens estejam bem e melhor capacitados para contribuírem mais na economia do país. Para o director do IAJ, a criação de um departamento exclusivamente voltado para a promoção do voluntariado e o associativismo é fundamental, por ajudar os jovens a ter o compromisso de fazer mais acções de voluntariado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade