Sociedade

Instituto da Juventude facilita inserção de jovens em cursos

Celeste de Melo

Jornalista

O projecto de intervenção social "Meu Padrinho, Meu Mentor", em parceria com o Instituto Angolano da Juventude (IAJ), vai facilitar, até Abril, a inserção de jovens em cerca de 300 cursos, que serão ministrados gratuitamente.

05/03/2024  Última atualização 08H38
O projecto juvenil prevê também atribuir cursos profissionais, bolsas de estudo e estágios © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com o coordenador nacional do referido projecto, estão disponíveis cursos nas áreas de atendimento ao público e secretariado geral, em vários centros de formação profissional do país.

Yuri Bongo, em declarações ao Jornal de Angola, esclareceu que o objectivo principal do projecto é concretizar o sonho dos jovens de formação técnica, profissional e criar oportunidades para o primeiro emprego.

A iniciativa, disse, visa ajudar e influenciar positivamente os jovens das comunidades periféricas e de vários estratos sociais, no sentido de afastá-los das más práticas.

O responsável explicou que os cursos serão intensivos, com uma duração de 20 dias, e vão abranger jovens com idades compreendidas entre 17 e 35 anos. Após a conclusão, garantiu, os beneficiários terão a possibilidade de frequentar estágios profissionais em várias empresas.

Além do projecto atribuir cursos profissionais, disse, já ofereceu bolsas de estudo para o ensino médio e superior. Constam, igualmente, da acção solidária a entrega de donativos às famílias carenciadas e a realização de feiras da saúde, nos municípios do Kilamba Kiaxi, Belas e Talatona, na província de Luanda.

Em Janeiro, ressaltou, foram atendidas mais de 150 famílias que perderam os seus pertences devido às chuvas, no distrito da Maianga e bairro Terra Vermelha. As mesmas foram beneficiadas com roupas, bens não perecíveis, detergentes e alimentação.

"O nosso maior objectivo é continuar a trabalhar no sentido de darmos assistência médica, profissional e social às famílias”, sublinhou.

O projecto "Meu Padrinho, Meu Mentor” foi criado pelo Instituto Angolano da Juventude, em 2015, com o objectivo de apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade