Sociedade

Intoxicação alimentar é uma das maiores causas de internamento

Celeste de Melo

Jornalista

A intoxicação alimentar tem sido, nos últimos dias, uma das maiores causas de internamento, alertou, terça-feira, um especialista em medicina interna e nutrição humana.

28/02/2024  Última atualização 10H22
Hábitos alimentares preocupam autoridades sanitárias © Fotografia por: DR
Luís Ramos disse, ao Jornal de Angola, que, todos os dias, a cada dez pacientes, pelo menos três chegam ao consultório com um quadro de intoxicação alimentar.

"Atendemos, diariamente, diversos pacientes, com sintomas de intoxicação, por ingerirem alimentos em mau estado ou com contaminação biológica”, referiu.

Os principais agentes capazes de contaminar os alimentos e causar inúmeras doenças aos seres humanos são os vírus e bactérias encontrados nos produtos químicos e biológicos, como pesticidas e material fecal contendo bacilo da febre tifoide, presentes na água contaminada, explicou.

"Existem centenas de doenças que vão desde o câncer, cólera, diarreia bacteriana e hepatite A, ligadas à intoxicação progressiva causada por metais pesados como o azougue, presente nos peixes grandes”, disse.

A gravidade destas doenças, acrescentou, depende da sensibilidade de cada pessoa. A cólera, alertou, pode matar em poucas horas e a diarreia bacteriana continua entre as principais causas de morte nos países não desenvolvidos.

Formas de prevenção

De acordo com o especialista em medicina interna e nutrição humana, a melhor forma de evitar a contaminação de alimentos é seguir as regras básicas durante a manipulação, preparo e armazenamento.

"É necessário que as pessoas adoptem a cultura de higienizar bem os alimentos, principalmente vegetais, aplicando princípios básicos como ferver a água, evitar ingerir alimentos mal passados, assim como lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente”, sublinhou.

Luís Ramos acrescentou que outra medida que pode ajudar muito na prevenção é a divulgação de conteúdos educativos nos meios de Comunicação Social, devendo-se, também, manter uma alimentação saudável, para evitar complicações futuras

"Pelo menos 90 por cento dos problemas de saúde humana podem ser evitados com uma alimentação saudável”, disse.

O médico aconselhou a população, no sentido de cultivar o hábito de lavar as mãos antes de fazer as refeições, lavar os alimentos antes de consumir, escolher sempre aqueles frescos e prestar maior atenção ao cheiro da carne ou do peixe. "Os odores dos alimentos dizem tudo”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade