Sociedade

Inundações forçam moradores das Salinas a abandonar residências

Pedro Bica e Manuela Gomes

Jornalistas

As chuvas que caíram nos últimos dias na província de Luanda continuam a deixar várias famílias dos bairros das Salinas 1, 2 e 3 ao relento devido às inundações, soube ontem o Jornal de Angola durante uma ronda feita a algumas localidades da capital do país.

30/03/2024  Última atualização 09H01
INAMET alerta para a possibilidade de continuar a chover intensamente © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
Hermínia Kamwenho, moradora da Salina 1, há mais de 11 anos, disse que várias famílias foram obrigadas a abandonar as residências, devido às inundações e se encontram abrigadas em casa de familiares fora da zona.

De acordo com a moradora, vários apelos têm sido feitos à administração municipal, para acudir as centenas de casas, numa altura em que as previsões do INAMET apontam para mais chuvas nos próximos dias. "Pedimos ajuda ao governo da província de Luanda, porque a situação tende a piorar cada vez mais, já não sabemos o que fazer senão abandonar os bairros sempre que chove”, disse.

Tâmara Samussuque, outra moradora, conta que devido às constantes chuvas, perderam muitos haveres. Como uma das mais antigas moradoras do bairro, explicou que além das chuvas, o bairro debate-se ainda com a problemática das habituais cheias das Salinas. "Outro problema que existe por aqui são as águas salobras”. No município do Cazenga, várias famílias da 5ª Avenida, Hoji-Ya-Henda e Cuca foram obrigadas a retirar água das residências, devido às inundações. Porém, algumas tiveram de se abrigar em casa de familiares e vizinhos.

À semelhança do município do Cazenga, algumas zonas de Cacuaco, Golf 2, Palanca, Viana, Kilamba Kiaxi, Talatona, Kikolo e Zango centenas de famílias também estão ao relento.

Os moradores das zonas afectadas pelas inundações, lançam o grito de socorro e pedem ajuda do Governo Provincial de Luanda, tendo em conta as próximas chuvas.

Cenários das ruas

Vias intransitáveis, casas e bairros inundados, estradas com amontoados de lixo e paragens sem táxis – é este o cenário registado ontem  em Luanda, devido às chuvas que caíram sobre a capital desde a madrugada.

Nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Belas, Luanda e Talatona muitas zonas ficaram intransitáveis. Noutros pontos, como na estrada da Samba para o Benfica, a circulação esteve complicada devido às águas e amontoado de lixo. Nas paragens de táxi, os azuis e brancos quase não apareceram e muitos transeuntes tiveram dificuldades para chegar aos seus locais de destino.

Na zona do Avô Kumbi, no Golfe I, as vias, além de esburacadas, estavam alagadas o que dificultou o trânsito rodoviário, embora não houvesse muitas viaturas na estrada, por conta do feriado da "Sexta-feira Santa”. Ontem, às 10h00, na zona dos conhecidos "Prédios dos cubanos” era visível os esforços de comerciantes que guardavam o negócio, para não molhar.

  3.380 pessoas são afectadas

Pedro Bica

De acordo com a porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Luanda, Maina Panzo, um total de 3.380 pessoas ficaram afectadas pelas chuvas que caíram quinta-feira e na madrugada de sexta-feira, em Luanda.

A porta-voz esclareceu, que, a par disso, um cidadão, com identidade desconhecida, de 27 anos, residente no bairro Paraíso, distrito urbano do Kikolo, município de Cacuaco está desaparecido.

Maina Panzo explicou que quanto aos danos às habitações registou-se, até ao momento, um total de 544 no município de Viana, dos quais 272 no Distrito Urbano da Estalagem, 62 no Distrito Urbano da Vila Sede, 16 no Distrito da Vila Flôr, 32 no Zango, 119 no Distrito de Baia e 102 no Benfica, Município de Talatona.

Além destes dados, continuou, constam igualmente 19 casas destruídas no município do Cazenga, das quais 11 no Distrito Urbano do 11 de Novembro, 8 no Distrito Urbano do Hoji-Ya-Henda e 10 no Distrito Urbano da Sapú, município do Kilamba Kiaxi.

Previsões do INAMET

O INAMET prevê chuva moderada, podendo ser localmente forte, com probabilidade de ocorrência de trovoada em alguns municípios das províncias de Malanje e Cuanza-Sul. Também em alguns municípios das províncias de Luanda, Cabinda, Bengo, Zaire, Cuanza-Norte e Uíge.

A informação foi avançada ontem pelo Coordenador do Departamento de Vigilância Meteorológica, Gomes Mwanza, que assegurou igualmente a previsão de chuva fraca a moderada, com probabilidade de ocorrência de trovoada isolada em alguns municípios das províncias da Lundas Norte e Sul.

De acordo com o responsável, para as províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango a previsão é de chuva fraca a moderada, com probabilidade de ocorrência de trovoada isolada em alguns municípios. Válida das 18 horas do dia 29 às 18 horas do dia 30 de Março de 2024

Gomes Mwanza disse que as chuvas de quinta-feira e ontem foram previstas e alertou para o facto de em algumas zonas ainda continuar a chover. "Nessa época chuvosa, a população deve estar atenta às previsões emitidas pelo INAMET diariamente”.

O responsável referiu, no entanto, que por conta das descargas atmosféricas, enquanto estiver a chover, a população deve evitar estar exposta ao ar livre e usar telemóvel, ou estar debaixo de árvores e postes de energia.

"As chuvas são normais nesta época. Como nos últimos meses tem sido comum, também, a ocorrência de descargas atmosféricas, todo o cuidado é pouco”, recomendou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade