Sociedade

Investigador nacional apresenta tecnologia para agricultura sustentável

JA Online

O investigador angolano, Pascoal Chiambo apresenta, este domingo, na Expo-Qatar, aberta desde o dia 2 de Outubro de 2023, o projecto sobre “O uso da Biochar na agricultura”, implementado em Angola desde 2021.

04/02/2024  Última atualização 12H46
© Fotografia por: Governo de Angola

A iniciativa tem como objectivo, melhorar a fertilidade do solo, a eficiência hídrica e reduzir o uso excessivo de fertilizantes químicos na agricultura, com destaque para as províncias do Huambo, Bié e Cuanza-Sul.

De acordo com o investigador e docente universitário, a tecnologia Biochar para fabricação do produto com o mesmo nome, também conhecido por biocarvão, tem como matéria prima a biomassa que permite o reaproveitamento dos resíduos agrícolas, animais e industriais, para corrigir e melhorar a fertilidade do solo.

O produto Biochar é produzido com sabugo de milho(carolo de milho) e a palha do feijão, explica o investigador, preocupado com a ausência da prática agronómica sustentável, para o bem da natureza e dos agricultores.

 

"Vamos também usar a serradura. Também pode se usar ramos de árvores fragmentados e depois colocar este material nas câmaras. O processo de queima será em pirólise, que começa de cima para baixo”, elucidou Pascoal Chiambo, citado numanota do Governo de Angola, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade