Política

Investimento dos EUA atinge 1,48 mil milhões de dólares

Engrácia Francisco

Jornalista

Um total de 1,48 mil milhões de dólares foi investido pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA) em vários sectores do país, nos últimos 25 anos, informou, quinta-feira, em Luanda, o director da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

29/03/2024  Última atualização 10H03
Ministra Sílvia Lutucuta testemunhou a visita dos senadores © Fotografia por: Raimundo Mbia | Edições Novembro
William Butterfield avançou os dados no final da visita realizada por uma delegação de senadores dos EUA ao Instituto Técnico de Saúde de Luanda (IMS), testemunhada pelo embaixador Tulinabo Mushingi e a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

 A visita, disse, teve como principal objectivo constatar os programas de assistência dos EUA à Saúde em Angola, com foco na malária, HIV-Sida, Covid-19, agentes de desenvolvimento comunitário e de saúde (ADECOS), gestão da cadeia de abastecimento de medicamentos, treinamento de especialistas em saúde e planeamento familiar.

 De acordo com o representante da USAID em Angola, cerca de metade dos 1,48 mil milhões de dólares investidos foram destinados ao sector da Saúde.

 "Os investimentos estão a ser bem aproveitados. Por exemplo, na luta contra a malária, mais de três milhões de pessoas, só no ano passado, tiveram acesso a testes da doença e beneficiaram de medicamentos”, avançou.

 O Programa de Emergência do Presidente dos EUA para o alívio da Sida (PEPFAR), acrescentou o responsável, permitiu o tratamento de milhões de angolanos que padecem com a patologia.

 Em relação à situação da malária em Angola, William Butterfield afirmou que os investimentos feitos pelos Governos estão a permitir a identificação de mais casos em quase todo o país.

Constatação dos senadores

Na ocasião, a senadora norte-americana Patty Murray revelou que a equipa que encabeça veio constatar o investimento feito pelos EUA em Angola, tendo destacado a importância dos programas e o "bom trabalho” que está a ser desenvolvido.

 O também senador Christopher Coons mostrou-se satisfeito com o trabalho de formação de profissionais angolanos no sector da Saúde, especialmente no combate à malária.

Formação de quadros

A titular da pasta da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou que o Ministério prevê formar mais de 38 mil profissionais, em diversas especialidades.

 "Além de admitir muitos profissionais, estamos com um programa de formação especializada de quadros, onde se prevê formar mais de 38 mil profissionais”, assegurou, acrescentando que a USAID, através das suas plataformas, será um grande contributo ao Plano de Formação de Quadros.

 Sílvia Lutucuta agradeceu, de igual modo, a visita e o apoio do Governo norte-americano em vários programas do sector.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política