Sociedade

ISCED tem nova comissão de Gestão

Flávia Massua

Jornalista

O Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED) conta, desde segunda-feira, com nova Comissão de Gestão (CG), apresentada à comunidade académica pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva.

12/03/2024  Última atualização 09H20
Acto de tomada de posse dos novos gestores académicos © Fotografia por: DR

Por um período de seis meses, Augusto de Oliveira, nomeado através do despacho número 82/24, de 5 de Março, passa a coordenar o conselho geral da nova CG, coadjuvado por José Baza e Adelina Alexandre, todos formados em Ciências da Educação.

Eugénio da Silva sublinhou que o ISCED inicia um novo ciclo, depois de ter vivido circunstâncias pouco abonatórias para a sua história.

O também académico acrescentou que a instituição, ao longo de mais de 30 anos, formou professores, muitos dos quais chegaram a ocupar funções relevantes em diversos organismos da administração pública.

"É uma instituição que construiu um património de experiências e um reportório de saberes, por este facto, apelo à nova CG a trabalhar para o resgate do lugar de honra que merece”, sublinhou.

O compromisso do ISCED/Luanda e dos demais sete espalhados pelo país para com a sociedade visa, segundo o SE, gerar mudanças significativas no sistema educativo e na formação de professores. Eugénio da Silva avançou, igualmente, que o exercício rigoroso desta instituição deve manter-se, para que a sua relevância não volte a ser colocada em causa.

Na sua óptica, este exercício exige mais rigor, profissionalismo e maior compromisso de todos os gestores, professores, funcionários e estudantes da comunidade académica. "Neste momento, os olhares da nossa comunidade estão voltados para o ISCED, na expectativa de que reencontre o seu caminho e dignifique a sua história”.

O ISCED de Luanda, insistiu, deve repensar a sua oferta formativa de graduação e pós-graduação e abraçar a política de ensino nas áreas mais necessárias do sistema educativo, agregando as que ela ainda não forma, como as Ciências Naturais, da Biologia, Física, Química e Geografia, em função das condições dos recursos disponíveis.

Eugénio da Silva defendeu, igualmente, o reforço do clima harmonioso de trabalho, com base nos valores da integridade, ética e cidadania, para que seja possível resgatar a seriedade, a dignidade e a honorabilidade do ISCED de Luanda.

Nova dinâmica

O novo coordenador da CG, Augusto de Oliveira, garantiu que a equipa formada para coordenar os trabalhos no ISCED vai imprimir mais dinâmica, agir conforme orientam os regulamentos e garantir melhores condições para todos. "Vamos procurar resgatar a cientificidade da instituição, que, aos poucos, foi se degradando, para termos um ISCED voltado aos princípios da cordialidade, harmonia e um bom lugar para se estudar e trabalhar”, garantiu.

O estudante Jorge Neto disse esperar melhorais na gestão do ISCED, para contrapor as irregularidades da antiga direcção. "Vimos muitas coisas ilegais, enfrentamos problemas desnecessários, como atraso nas respostas às solicitações de documentos, entre outras”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade