Mundo

Israel/Hamas: Trégua pode impedir alargamento da guerra

Delegações do Egipto, do Hamas, do Qatar e dos Estados Unidos da América prosseguiram, segunda-feira, no Cairo, as negociações com vista a uma trégua em Gaza, após "progressos significativos", noticiou um canal de televisão egípcio, no meio de um cenário catastrófico e de iminência real de alargamento da guerra.

05/03/2024  Última atualização 09H55
ONU diz que escalada do conflito põe em risco a vida de civis © Fotografia por: DR

O Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos declarou, ontem, recear que a guerra na Faixa de Gaza possa levar "a um conflito muito mais amplo", durante uma intervenção diante do Conselho de Segurança da ONU.

"Estou profundamente preocupado, porque qualquer faísca neste barril de pólvora pode levar a um conflito muito mais amplo", afirmou Volker Türk, acrescentando que "isto teria implicações para todos os países do Médio Oriente, e não só".

No seu discurso, em que apresentou o panorama mundial das principais violações dos direitos humanos, Türk afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas já está a produzir efeitos regionais: no Líbano e no Iémen.

"A escalada militar no Sul do Líbano entre Israel, o Hezbollah e outros grupos armados é extremamente preocupante", sublinhou Türk, relatando que os confrontos já provocaram 200 mortes no Líbano.

"Os incidentes em que civis, incluindo crianças, paramédicos e jornalistas foram mortos durante ataques devem ser investigados exaustivamente", exigiu, lembrando que cerca de 80 mil israelitas também foram deslocados das zonas fronteiriças de Israel.

Em relação às negociações de paz, que decorrem no Egipto, a Agência France Prece confirmou que os mediadores estão próximos de obter uma trégua na guerra, que permitiria a libertação de reféns detidos em Gaza em troca de prisioneiros palestinianos detidos por Israel.

No domingo, a Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pediu um cessar-fogo temporário de seis semanas na Faixa de Gaza, que Israel e o Hamas estão a negociar, seja posto em prática "imediatamente".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo