Mundo

Israel: Milhares de pessoas protestam em Telavive

Milhares de pessoas, incluindo familiares dos reféns israelitas detidos em Gaza desde 7 de Outubro, voltaram a sair à rua, este sábado, em Telavive, Israel, num protesto antigovernamental.

11/03/2024  Última atualização 11H00
Milhares de pessoas estão contra o Primeiro-Ministro © Fotografia por: DR

Numa altura em que continua o conflito na Faixa de Gaza, os manifestantes apelaram à libertação dos reféns, protestaram contra o Primeiro-Ministro e exigiram eleições antecipadas.

Segundo o jornal israelita Haaretz, os manifestantes tentaram bloquear uma estrada, apesar das barricadas colocadas pela polícia, registaram-se confrontos, tendo sido detidas várias pessoas.

Durante os protestos, as famílias juntaram-se e fizeram uma contagem até 155, o número de dias que os reféns estão em cativeiro.

Os países mediadores do conflito entre Israel e o Hamas - Qatar, Egipto e Estados Unidos - trabalham há semanas para chegar a uma trégua na Faixa de Gaza e a troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos, antes do início do Ramadão, na segunda-feira, mas as negociações bloquearam perante as exigências incompatíveis de Israel e do movimento islamita palestiniano.

O Hamas exige o compromisso de pôr fim às hostilidades e a retirada das tropas israelitas, ao que Israel se opõe e apenas aceita uma trégua temporária, exigindo uma lista de reféns vivos, mas que o grupo palestiniano ainda não forneceu.

Está prevista uma nova reunião no domingo no Cairo para tentar acelerar o acordo.

Segundo informações avançadas nos últimos dias, o objectivo é conseguir um cessar-fogo por alguns dias, enquanto se fecham os detalhes de um acordo que permita a troca de reféns por prisioneiros palestinianos.

O conflito fez também quase dois milhões de deslocados, mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humanitária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo