Cultura

Já são conhecidos os artistas finalistas do prémio Ensa-Arte

Armindo Canda

Jornalista

A organização da 17ª edição do prémio Ensa-Arte anunciou, segunda-feira, em Luanda, os 35 artistas seleccionados, nas diversas categorias, com destaque para pintura, escultura e cinema, do concurso deste ano.

05/03/2024  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o curador Miguel Gonçalves explicou que foram seleccionados pelo júri do concurso 24 artistas da categoria de pintura, quatro de escultura e sete de cinema, para a cerimónia de premiação.

"O processo de selecção dos 35 elementos que vão fazer parte da cerimónia de premiação foi individual, os seis júris fizeram a escolha de acordo ao regulamento disponível no site da Ensa Seguros”, garantiu Miguel Gonçalves.

Neste ano, sublinhou, houve um aumento de 35 por cento de inscritos, com relação ao ano anterior, e mais de 200 obras, desde pintura, escultura e cinema.

Miguel Gonçalves avançou que a cerimónia de premiação está prevista para o dia 25 de Abril, onde serão apresentados os grandes vencedores desta edição. "É uma data que pode ser alterada por qualquer eventualidade, por isso é uma previsão”.

Para a além da categoria de pintura, escultura e cinema, prosseguiu, tem ainda outras categorias com realce para o Prémio Juventude de Pintura e Alliance Française de Luanda.

O curador recordou que para os primeiros classificados na categoria de grandes prémios de pintura e escultura "vão receber um valor de seis milhões de kwanzas e o segundo três milhões e quinhentos mil kwanzas”, enquanto os vencedores do Prémio Juventude nas modalidades de pintura e escultura receberão um milhão de kwanzas e um kit de material de pintura e escultura.

Miguel Gonçalves disse que os vencedores da categoria de cinema receberão um milhão e quinhentos mil kwanzas.

Os artistas plásticos Virgínia Pinheiro e Simão Sebastião foram os vencedores do Prémio ENSA Arte 2022, nas categorias de escultura e pintura.

O prémio Ensa-Arte é hoje a maior referência das artes plásticas a nível nacional, tendo uma das colecções de arte mais importantes do país. Um mecenas voltado às artes plásticas de cariz nacional e com periodicidade bienal.

O prémio tem distinguido jovens criadores de obras em escultura e pintura que protagonizam as tendências estéticas das duas modalidades, às quais se associa uma terceira modalidade, que distingue os trabalhos dos artistas que trabalham com a cerâmica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura