Política

João Lourenço e Sheikh Mohamed falam sobre comércio e investimento

O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, na segunda-feira, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, um encontro de trabalho com o Presidente Sheikh Mohamed, durante a escala que efectuou naquele país, vindo da China para Luanda.

20/03/2024  Última atualização 07H55
Presidente da República trocou impressões com o homólogo dos Emirados Árabes Unidos, durante a escala efectuada àquele país © Fotografia por: DR

De acordo com um comunicado da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, os dois líderes abordaram, no Palácio Presidencial Al Bateen, vários temas, que incluem economia, comércio, investimento, desenvolvimento e energias renováveis.

Angola e os Emirados Árabes Unidos rubricaram, em 2019, um acordo de protecção recíproca de investimentos, que serviu de ponto de partida para o arranque da nova fase da cooperação.

Os Governos dos dois países ratificaram a Convenção para evitar a dupla tributação e a evasão fiscal, que entrou em vigor em Março de 2020, apostando na cooperação económica, com destaque para os transportes, agricultura e indústria.

Angola e os Emirados Árabes Unidos cooperam nos sectores do Petróleo e Gás, Mineiro, Comércio e Investimento, Energia, Defesa, Transportes, Agricultura, Pescas, Banca, Telecomunicações e Finanças e fisco.

Um dos exemplos marcantes da participação de empresários dos Emirados Árabes Unidos na economia angolana é a fábrica de montagem de tractores agrícolas, instalada na Zona Económica Especial (ZEE), no município de Viana, em Luanda.

Situados no Golfo Pérsico, os Emirados Árabes Unidos são formados por monarquias árabes, cada uma detendo a sua soberania.

Os sete emirados são: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi, centro das actividades políticas, industriais e culturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política