Política

João Lourenço felicita o Ghana pelos 67 anos de Independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, quarta-feira, o Governo e o povo do Ghana pela celebração dos 67 anos de Independência nacional, ontem assinalados.

07/03/2024  Última atualização 07H40
Presidente da República, João Lourenço, felicitou, o Governo e o povo do Ghana © Fotografia por: Edições Novembro
Na mensagem endereçada ao homólogo Nana Akufo Addo, o Presidente João Lourenço manifestou o interesse de Angola no reforço das relações bilaterais e no aprofundamento "de uma cooperação frutífera em todos os sectores onde os dois países possuem potencialidades” que possam ser exploradas.

Angola e o Ghana assinaram, em Fevereiro deste ano, em Luanda, nove memorandos de entendimento, no quadro do alargamento da relação  bilateral. Os instrumentos jurídicos, rubricados durante a VI Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Ghana, incidem sobre os sectores dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Cultura e Arte, Turismo, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Exportação e Importação, e Intercâmbio de Difusão Televisiva e Radiofónica.

Os instrumentos jurídicos visam o benefício dos dois povos e o progresso humano, económico, político e social do continente africano, em face dos actuais desafios mundiais. Pela parte angolana assinou os memorandos o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, ao passo que pelo Ghana rubricou os documentos o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional, Kwaku Ampratwum-Sarpong. A VII Sessão da Comissão Bilateral de Cooperação Ghana-Angola está prevista para 2026, em Accra, altura em que será avaliado o grau de cumprimento dos memorandos assinados na capital angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política