Cultura

Jojó Gouveia partilha o palco com Margareth do Rosário

Armindo Canda

Jornalista

O músico Jojó Gouveia actua, amanhã, às 16h00, no espaço Quinta Buanga, no Benfica, onde vai partilhar o palco com a cantora Margareth do Rosário, o kudurista Cássio Rosas e o humorista Agente Formiga.

07/03/2024  Última atualização 13H20
Músico abre o ano artístico com um concerto onde vai apresentar temas do seu novo disco © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, a agente do músico, Felicidade Cassule, disse que o espectáculo serve para homenagear as mulheres no âmbito do Março Mulher. "No início a ideia não era para celebrar a efeméride, mas por ser o mês dedicado às guerreiras vamos aproveitar homenageá-las”, referiu.

Felicidade Cassule adiantou que a escolha de Margareth do Rosário, Agente Formiga e o kudurista Cássio Rosa para participarem do espectáculo, serviu para fazer um concerto diferenciado e dar a oportunidade aos artistas de partilharem o palco com Jojó Gouveia.

A agente do músico disse que Margareth do Rosário é uma cantora que sempre brindou-nos com boas músicas, por isso quer recordar alguns dos sucessos da artista. "Mas do que uma convidada queremos aproveitar homenageá-la por ser a única mulher entre os convidados e pela sua trajectória musical”.

Já o convite estendido ao humorista Agente Formiga, e ao kudurista Cássio Rosas, prosseguiu, é para diversificar o espectáculo. "Unir em palco várias disciplinas artísticas para permitir que o público viva vários momentos num único espectáculo clássico de lazer mais abragente”.

Músico formatado nos bares

Jojó Gouveia começou a carreira em 1996. Antigo integrante do grupo Dji-Unido, ao lado de Nário Sá Pinto, Lusito Congo e Velho Panzo. Participou em vários concursos musicais, com destaque para o "Estrelas ao Palco”, "Festival da Canção” da Luanda Antena Comercial (LAC) e o "Feskizomba”. O artista despontou com o tema "Recado” em 2018, uma canção cedida e produzida pelo cantor Kyaku Kyadaff.

O seu repertório tem várias versões de temas do falecido cantor e compositor Beto de Almeida, um dos seus preferidos no mercado musical nacional. Durante muitos anos, Jojó Gouveia fez música de bar como trovador e partilhou outras experiências artísticas com músicos de várias gerações, nacionais e estrangeiros.

Jojó Gouveia lançou, em 2023, o disco "Arte de Amar”, que é o resultado do seu percurso  artístico. O álbum contém 12 músicas, num disco marcado por  kizomba, semba, balada e uma rumba congolesa no tema "Likuela”, um dueto com o músico Socorro. Tem ainda as participações de Yola Semedo e Yuri da Cunha em "Preto e Branco” e "Mupinga”, assim como "Tormento”, tema dos Irmãos Almeida, original na voz de Beto de Almeida.

Margareth do Rosário Afonso Joaquim, pseudónimo Margareth de Rosário, nasceu no dia 14 de Maio e deu o salto na música angolana no antigo programa da Televisão Pública de Angola (TPA) "Gala à sexta-feira”, que visava a descoberta de novos talentos da música.

A artista notabilizou-se no grupo Melomanias, tendo a companhia de Yola Araújo, Djamila e Nazarina Semedo. O primeiro CD, "Love One”, foi editado em 2003, e o segundo apareceu com o título de "Amor Profundo”. O terceiro disco no mercado tem o título de "Em nova Dimensão”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura