Sociedade

Jornalistas em formação sobre Protecção Social

Weza Pascoal

Jornalista

Cerca de 40 jornalistas participam, a partir de hoje até sexta-feira, em Luanda, no primeiro curso de formação sobre protecção social, financiado pela União Europeia (UE).

13/03/2024  Última atualização 11H50
Jornalistas em formação © Fotografia por: Arquivo
A acção formativa, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), visa reforçar os conhecimentos sobre protecção social, promover o debate e o escrutínio de políticas, bem como o acesso à informação fidedigna e as formas apelativas de apresentação de informações.

A formação enquadra-se no projecto de "Expansão da Segurança Social para Apoiar a Formalização da Economia Angolana”, financiado pela União Europeia, em colaboração com o projecto Action/Portugal, ambos implementados pela OIT em Angola.

Durante três dias, vão ser debatidos temas como a protecção social enquanto direito humano, o sistema de protecção social em Angola, cobertura da protecção social, programas, orçamentos e notícias sobre a protecção social em Angola.

As formas de tornar a informação sobre a protecção social apelativa, o acesso à informação completa e de qualidade, obstáculos e desafios, relação com as fontes de informação a partir de casos concretos constam entre as matérias a serem ministradas, pela jornalista portuguesa e especialista em trabalho e protecção social, Catarina Pereira, e pela especialista em protecção social da OIT em Lisboa, Mariana Pereira.

O certame contará, igualmente, com intervenções temáticas de representantes da Direcção Nacional de Segurança Social, do FAS -Instituto de Desenvolvimento Local e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade