Política

José Severino defende criação de universidade das novas tecnologias

Pedro Ivo

Jornalista

O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, sugeriu ao Instituto de Modernização Administrativa (IMA) o desenvolvimento de estratégias para capacitar os jovens em matéria de digitalização, criando uma universidade para as novas tecnologias, por se tratar de um sector impactante em qualquer sociedade.

12/02/2024  Última atualização 10H05
Líder da AIA na altura em que intervinha na sessão de auscultação pública do Projecto de Aceleração Digital, no CIPRA © Fotografia por: Joao Gomes | Edições Novembro

A sugestão foi feita na sexta-feira, no Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), no final da sessão de auscultação pública do Projecto de Aceleração Digital de Angola (PADA), iniciativa do Executivo que está a ser implementada em parceria com o Banco Mundial.

José Severino, que defendeu a universalização das competências, sugeriu igualmente às empresas ligadas às novas tecnologias a criarem uma associação, com apoio do Banco Mundial (BM), com o propósito de elaborarem um projecto para a criação de uma universidade direccionada às ciências tecnológicas, com o objectivo de atender aos grandes desafios da digitalização no país. 

"As universidades vão fazer o que podem, até porque têm as disciplinas nessa matéria, mas nós queremos um exercício mais abrangente, que seria criar uma universidade das novas tecnologias”, enfatizou o líder da AIA.

De acordo com o presidente da Associação Industrial de Angola, é importante que o país implemente o Projecto de Aceleração Digital, para que se possa recuperar e superar a situação tecnológica actual.

O responsável disse, ainda, que a iniciativa de criação de uma universidade "é útil e proveitosa, tendo em vista a necessidade de acelerar o crescimento do país”, e, neste caso particular, seria uma ajuda à solução de alguns problemas estruturais existentes na sociedade. "Hoje temos as novas tecnologias, e esta ferramenta vai ajudar-nos  a sair de forma mais rápida da crise”.

 
Inclusão social

O PADA é uma iniciativa do Governo para dinamizar a transformação digital, com o objectivo de promover a inclusão digital, ampliar o acesso aos serviços públicos e impulsionar a economia digital.

Constituído por três componentes, nomeadamente conectividade e inclusão digital, infra-estrutura digital pública e o segmento das oportunidades digitais,  o Projecto tem uma previsão orçamental de 300 milhões de dólares e será implementado em parceria com o Banco Mundial, para um período não superior a cinco anos.

A missão de pré-avaliação do Banco Mundial para o PADA começou a 29 de Janeiro, tendo sido encerrada no passado dia 9 do mês em curso, com uma consulta pública que contou com a participação de instituições públicas e privadas, Organizações Não-Governamentais (ONG) e a sociedade civil.

Além do financiamento, o Banco Mundial vai prestar assistência técnica e consultoria na fase de estudo e estruturação, devendo prosseguir, igualmente, com o acompanhamento da execução do Projecto de Aceleração Digital de Angola.

Durante a sessão de consulta pública, a especialista sénior de Desenvolvimento Digital do Banco Mundial, Naomi Halewood, disse que a instituição financeira vê oportunidades significativas para o crescimento de Angola e o PADA acontece no momento certo para essa transformação.

A título de exemplo, disse que o Banco Mundial tem vindo a apoiar projectos semelhantes em países como o Quénia, Côte d’Ivoire, Nigéria, Paquistão e nas Filipinas.

"A digitalização deve ser transmitida desde o ensino primário, contribuindo deste modo para o desenvolvimento económico e bem-estar das sociedades”, defendeu a especialista do Banco Mundial.

A questão digital, acrescentou, é um contributo para o índice de produtividade não apenas ao nível dos Governos e das empresas, como a título individual.

"Para que este desafio se materialize, é necessário que todo o cidadão esteja conectado nesta auto-estrada digital”, ressaltou a responsável, que se mostrou bastante optimista em relação ao sucesso do projecto em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política